Rúben Semedo e André Horta. Companheiros no V. Setúbal na primeira metade da época passada, vestem agora as camisolas dos eternos rivais Sporting e Benfica.

Numa entrevista na qual abordou o bom momento que atravessa nos sadinos e os objetivos da equipa para o que falta da época, Frederico Venâncio falou sobre os dois antigos companheiros de equipa e não tem dúvidas de quem têm o que é preciso para terem carreiras de sucesso que ele também procura construir. «Chegar à Seleção? Qualquer jogador ambiciona representar a Seleção A», aponta.

LEIA TAMBÉM: Venâncio: de apanha-bolas a goleador improvável de olho na Taça da Liga

No ano passado jogou ao lado de Rúben Semedo e de André Horta, que estão agora no plantel principal do Benfica. Comecemos pelo primeiro. Esperava que ele agarrasse daquela forma um lugar no onze?

Acreditava que sim. Normalmente quando um jogador volta a meio da época, é sinal de que o treinador que está lá tem planos para ele no onze inicial.

Não ficou surpreendido.

Não fiquei surpreendido por ele ter agarrado o lugar porque é um jogador com enorme talento e qualidade. Demonstrou isso aqui. Gostávamos que ele ficasse mais anos a ajudar o Vitória, mas voltou à casa-mãe e está a ter as prestações que se veem.

Ele passou agora por um período com problemas físicos, mas já se fala na Seleção A. Tem qualidade para lá chegar dentro de pouco tempo?

Acredito que sim. Tem qualidade, mas vai muito depender dele. Eu também o espero!

Acredita que também vai lá chegar um dia?

Qualquer jogador ambiciona representar a Seleção A. Ainda por cima agora que somos campeões da Europa, qualquer jogador que fosse lá iria sentir uma grande responsabilidade mas também orgulho. Ambiciono isso e muitos colegas que tenho aqui no Vitória têm esse desejo, mais novos e mais velhos.

André Horta…

Começou bem. A lesão tirou-lhe algum protagonismo.

A passagem de Pizzi para o miolo do terreno também não ajudou.

Sim. Mas ele também é um jogador com enorme qualidade e talento. Vive também o clube de uma forma diferente, mas tenho a certeza de que vai agarrar o lugar mais cedo ou mais tarde e que vai dar alegrias.

LEIA TAMBÉM: Venâncio: de apanha-bolas a goleador improvável de olho na Taça da Liga