Quim Machado foi apresentado esta sexta-feira à tarde como novo treinador do V. Setúbal.

O técnico, de 48 anos, assinou por uma época (mais uma de opção) e sucede assim a Bruno Ribeiro na equipa sadina, poucos dias após ter garantido a subida do Tondela à I Liga.

«Sem dúvida é o maior desafio da minha carreira. Os clubes que treinei não tinham, nem de perto nem de longe, a dimensão do Vitória. Todos por onde passei me merecem respeito, mas não se pode comparar o Vitória ao Desportivo de Chaves, Tondela ou Feirense, por exemplo», referiu.

Quim Machado confessou a existência de outras propostas, mas preferiu aceitar o convite do conjunto de Setúbal. «Gosto de projetos difíceis. Surgiram algumas propostas para o estrangeiro, mas todas as pessoas com quem falei, depois do convite do Vitória, disseram-me que o clube não é grande, é enorme», disse.

«Trata-se de um clube centenário e com uma história enorme. Faz hoje 10 anos que o Vitória conquistou a sua última Taça de Portugal [2-1 na final com o Benfica]. O nome do clube diz tudo. Sinto-me orgulhoso por ter sido convidado para este projeto», acrescentou.

Questionado sobre a forma como espera evitar a aflição vivida este ano - o clube garantiu a permanência na I Liga na penúltima jornada -, Quim Machado apontou o caminho: «Temos de pensar que é sempre possível fazer melhor. Com trabalho e humildade vamos formar um grupo forte e unido. A partir daí, as condições estão reunidas para conseguirmos bons resultados e olharmos para os lugares do meio da tabela para cima», afirmou.

Fernando Oliveira, presidente dos sadinos, garantiu que o nome do novo timoneiro esteve sempre no topo das preferências para suceder a Bruno Ribeiro. «Quim Machado foi a nossa primeira e única opção. É ambicioso, campeão e simples, características que se assemelham às do nosso clube», considerou o dirigente.

A equipa técnica tem já confirmados os nomes de Tiago Oliveira (preparador físico), Carlos Ribeiro (treinador de guarda-redes) e Paulo André Oliveira (adjunto), estes dois últimos já se encontravam a trabalhar no clube.