João Almeida não conseguiu repetir o sucesso de há dois anos e voltar a vencer a Volta à Polónia depois de ter deixado escapar o esloveno Matej Mohoric num ponto intermédio a mais de cem quilómetros da meta da última etapa. O ciclista português tinha reduzido a diferença, na véspera, para menos de um segundo do líder (0.74 segundos), mas esta sexta-feira, no último dia da prova, deitou tudo a perder num sprint ainda longe da meta.

Foi logo nos primeiros quilómetros da última etapa, na disputa do ponto intermédio de Wilamowice entre os dos principais candidatos, com o esloveno e fugir ao português e a angariar mais um segundo de bonificação, para depois a gerir essa curta vantagem.

O ciclista português ficou, desde logo, obrigado a procurar conquistar os seguintes pontos de bonificação, mas não conseguiu entrar na luta com os especialistas em sprints e nunca mais conseguiu ganhar tempo ao líder que geriu o resto da corrida até à meta em Cracóvia.

O belga Tim Merlier, da soudal-QuickStep, acabou por vencer a sétima e última etapa, com o tempo de 3:28,44 horas, ao bater, também em sprint, o neerlandês Arvid de Kleijn e o colombiano Fernando Gaviria.

Na classificação geral, João Almeida terminou em segundo, a pouco mais de um segundo do vencedor, enquanto Ruben Guerreiro, o outro português nesta prova, terminou no 25.º lugar.

Foi neste momento que João Almeida perdeu a Volta à Polónia: