Arséne Wenger diz que o Arsenal vai respeitar a tradição e fazer a «guarda de honra» aos jogadores do Manchester United antes do início do jogo do próximo domingo. Assim, os jogadores dos «gunners» vão formar duas filas à entrada do túnel para aplaudirem os novos campeões no Emirates Stadium.
O United garantiu a conquista do seu 20º título na segunda-feira, com o triunfo sobre o Aston Villa (3-0) e vai agora realizar o seu primeiro jogo como campeão ao estádio do tradicional adversário. «Quero que as tradições do futebol inglês sejam respeitadas», anunciou o treinador francês. Palavras recebidas com agrado por Alex Ferguson. «Fico contente que o Arséne tenha dito isso. É o que um grande clube deveria fazer. Quando eles vieram a Old Trafford em 2002 e Wiltord marcou o único golo, fizemos exatamente o mesmo», recordou.
Além desse episódio em 2002, o United já tinha feito uma «guarda de honra» em Highbury em 1991 e voltou a fazer ao Chelsea de José Mourinho em Old Traffod em 2005. O treinador português acabaria por retribuir o gesto dois anos depois.
Mas este jogo conta ainda com mais um pormenor que pode acicatar os ânimos dos adeptos. Robin Van Persie regressa, pela primeira vez, ao estádio onde jogou oito temporadas. Wenger também garante que o internacional holandês vai ser bem recebido e «respeitado». O treinador francês lembra que o holandês deu muito ao clube, mas a equipa adaptou-se bem depois da sua saída.
«É um talento enorme, um jogador de classe mundial, com uma técnica fantástica e muita experiência. Sente-se sempre a falta de um grande jogador. Demorámos um pouco porque o nosso jogo passava muito por ele, mas se olharem para os números dos golos são muito parecido com os da temporada passada», comentou ainda o treinador francês.
Pormenores num jogo importante para o Arsenal que está na luta com o Tottenham e Chelsea pelos dois últimos lugares que dão acesso à Champions na próxima temporada. «Não temos espaço para perder pontos. É mais um jogo vital para nós», comentou ainda o treinador francês.
Recorde a guarda de honra que o Chelsea de Mourinho fez ao United em 2007: