Xavi considera que Lionel Messi é fundamental para a equipa do Barcelona e espera que o argentino regresse aos relvados para demonstrar «que é o melhor».

«Messi já tem quatro ou cinco anos a querer jogar tudo, a ser decisivo em todos os jogos e a marcar dois ou três golos em muitos. É o melhor do mundo, mas o corpo disse-lhe para parar. O mais importante é que recupere. Para nós, ele é o número um e precisamos muito dele. Em janeiro voltará ao topo e mostrará que é o melhor», afirmou o médio do Barcelona.

Em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo, Xavi garante que Messi é «muito competitivo e vencedor» e por isso vai «querer voltar o mais rápido possível».

Perante a lesão de Messi, Xavi considera «um erro» colocar toda a responsabilidade em Neymar, apesar de não poupar elogios ao craque brasileiro.

«É um jovem muito inteligente, que vê o futebol muito bem, não apenas no desequilíbrio no um para um. Não perde bolas, adapta-se à circulação de jogo, entende a filosofia do Barça e irá longe. Tem 21 anos com uma progressão fantástica», explicou.

Questionado sobre a ausência nos amigáveis da seleção espanhola contra a Guiné Equatorial e África do Sul, o internacional espanhol revela que decidiu com Vicente Del Bosque que «era melhor descansar», para «dosear» o esforço.