O FC Porto foi ganhar ao reduto do Leipzig por 2-0 e deu um passo muito importante rumo ao apuramento para a próxima fase da Youth League. Diogo Dalot e Romário Baró foram as figuras do jogo, com um golo e uma assistência cada.

O ascendente portista só se consumou em golos na reta final do encontro e numa altura em que até nem era tão evidente como noutras fases. João Brandão acertou em cheio ao apostar em Romário Baró para o lugar de Paulo Estrela, já no segundo tempo. Aproveitando uma sociedade perfeita com Diogo Dalot, construiu-se a primeira vitória fora dos portistas na prova.

Antes do primeiro golo, o encontro fora dividido, embora os portistas tenham estado mais tempo por cima. O problema é que não conseguiram traduzir esse domínio territorial em muitas oportunidades para marcar e as poucas que tiveram revelaram-se escassas para fazer a diferença no marcador.

A mais flagrante até surgiu logo no início. Junior Maleck surgiu na cara de Krahl, guarda-redes do Leipzig, mas não conseguiu bater o alemão. Poderia ter sido um filme totalmente diferente se o mexicano tem aberto logo ali o marcador. Porque, mesmo estando o FC Porto por cima, a verdade é que o Leipzig se foi aguentando e, no segundo tempo, chegou mesmo a ter algum ascendente.

Nessa fase, valeu Diogo Costa, com uma defesa espantosa a remate do lateral Hoppe a manter o marcador em branco e a dar força para o assalto final portista à baliza do Leipzig.

O que aconteceu já com Romário Baró no lugar de Paulo Estrela. Ao minuto 79, vinte depois de entrar, o médio descobriu Diogo Dalot na área e o lateral não se fez rogado. Recebeu e disparou fortíssimo, ao ângulo, levando o FC Porto para a frente.

E quando se previa que o Leipzig pudesse ficar por cima para tentar o empate, o FC Porto deu a estocada final, três minutos depois, num lance de papéis invertidos. Agora foi Dalot a assistir Romário, no coração da área, para um golo fácil.

A prova da forma fulgurante como os dragões encerraram o jogo, esteve na reta final em que, depois do 2-0, ainda houve mais duas ocasiões para dilatar o marcador. Romário, quase da mesma zona em que marcou, atirou por cima; Tiago Lopes, em apoio ao ataque, não conseguiu desviar de Krahl.

Justa vitória do FC Porto na Alemanha, que lança a equipa para o apuramento com seis pontos e deixa o Leipzig apenas com um e em dificuldades na prova.

FICHA DE JOGO

LEIPZIG: Krahl; Ylmaz, Senkbeil, Minz e Hoppe; Schimmel (Dauter, 61), Stierlin, Mekonnen e Schimidt; Kruger (Holm, 61) e Fontaine (Hartmann, 73)

Não utilizados: Muller, Schelenz, Born e Aslan

Treinador: Robert Klauss

FC PORTO: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Cláudio Silva e Tiago Lopes; Rui Pires, Moreto Cassamá e Paulo Estrela (Romário Baró, 58); Mateus Santos, Junior Maleck (Jorge Teixeira, 80) e Madi Queta (João Mário, 66)

Não utilizados: Ricardo Silva, Diogo Bessa, Pedro Justiniano e João Lameira

Treinador: João Brandão

Disciplina: amarelo para Diogo Queirós (11),

Golos: Diogo Dalot (79) e Romário Baró (82)

Ao intervalo: 0-0