O Sporting empatou a uma bola na receção ao Olympiakos, em jogo da 5.ª jornada da Youth League. Um triunfo garantiria, no mínimo, o segundo lugar no grupo e consequente apuramento para o play-off de acesso aos oitavos de final da competição, o que acabou por confirmar-se, mais tarde, com a vitória do Barcelona em Turim.

Barça vence em Turim e ajuda Sporting

Num jogo sempre muito amarrado, a equipa do Sporting teve mais bola, mais oportunidades mas não conseguiu ser asfixiante a ponto de se considerar injusto o resultado. Isto é, aceita-se o empate, embora o Sporting tenha sido melhor e um triunfo não descurasse.

Os dois golos surgiram na primeira parte e num espaço de dois minutos. Depois de, logo aos cinco minutos, Pedro Ferreira ter cabeceado para a trave um livre de Daniel Bragança, a equipa do Sporting começou a controlar a partida e a ameaçar a área grega, sobretudo pelo irrequieto Elves Baldé.

O golo, a dois minutos da meia hora, confirmou essa superioridade. Marcou Pedro Ferreira, depois de uma bola parada estudada. O primeiro cabeceamento ficou no corpo de Neofytidis, mas a bola ficou à mercê do médio que encheu o pé e fez o primeiro.

Só que o Olympiakos reagiu de imediato. Voilis, de cabeça, empatou o encontro à meia hora.

Até ao final do primeiro tempo, a melhor ocasião foi do Sporting. Soberana, aliás. Elves Baldé desperdiçou uma grande penalidade por evidente mão na bola de Agiotis. Karadais brilhou na baliza, ele que, pouco antes, tinha evitado o golo ao mesmo Baldé.

Ainda no primeiro tempo, a melhor ocasião do Olympiakos, além do golo, num cabeceamento de Vrousai, que Maximiano defendeu em bom estilo.

Se a primeira parte foi agradável, a segunda já não teve o mesmo interesse. Os gregos fecharam-se bem e seguraram o empate, com apenas dois remates, um para cada lado, a agitarem a monotonia. Vrousai atirou forte, por cima. Baldé respondeu à letra, mas ao lado.

Assim, o Sporting passa a somar 8 pontos e acabou por garantir a qualificação para o «play-off», uma vez que a Juventus, com apenas três pontos, perdeu em casa diante do Barcelona.

FICHA DE JOGO

SPORTING: Luís Maximiano, Thierry Correia, João Goulart, Tiago Djaló e Abdu Conté; Miguel Luís, Daniel Bragança, Pedro Ferreira (Sithole, 75) e Tomás Silva (Diogo Brás, 56); Pedro Mendes e Elves Baldé (Nuno Moreira, 85)

Suplentes do Sporting: Filipe Rodrigues, João Silva, João Ricciulli, Douglas Aurélio

OLYMPIAKOS: Karadais, Lamprou, Rama, Agiotis e Chatzionannidis; Xenitidis (Tsirigotis, 85), Tserkonis (Ziakas, 66) e Neofytidis; Vrousai, Voilis e Kostanasios (Katsoukis, 82)

Suplentes do Olympiakos: Skafidas, Peios, Fytopoulos, Chondroudakis

Golos: Pedro Ferreira (28), Voilos (30)

Disciplina: amarelo para Kostanasios (32), Daniel Bragança (86)

Ao intervalo: 1-1