O Zenit de S. Petersburgo continua no caminho das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. Depois de afastar o F.C. Porto na fase de grupos, a equipa de Bruno Alves e Danny tem dois encontros marcados com o Benfica.

A formação encarnada defronta o Zenit num período favorável. O campeonato russo está parado até 3 de Março, devido ao inverno rigoroso na Rússia. Assim sendo, o primeiro jogo será realizado numa fase de paragem competitiva do adversário.

Luciano Spalletti reforçou a coesão defensiva de um clube impulsionado pelo holandês Dick Advocaat. Já sem Fernando Meira (agora no Saragoça), o técnico italiano testou algumas soluções para o último reduto e nem Bruno Alves conseguiu um lugar cativo.

Bruno Alves foi suplente utilizado no Estádio do Dragão, por exemplo. Danny, por outro lado, continua a ser uma referência incontornável na equipa. O avançado que custou 30 milhões de euros terminou a primeira fase da época com nítidas limitações físicas.

Recentemente, Danny chegou a avançar com o cenário de paragem mínima de um mês. Um facto a ter em conta pelos responsáveis encarnados.

O Zenit apurou-se para a fase seguinte da Liga dos Campeões com um empate providencial no Estádio do Dragão (0-0). Na Rússia, a equipa de Spalletti beneficiou da expulsão de Fucile e venceu por 3-1.

No campeonato local, a equipa de Bruno Alves e Danny ocupa a liderança. O Zenit acumula 65 pontos, mais seis que o CSKA de Moscovo. O clube, fundado em 1925, utiliza o Estádio Petrovski, com capacidade para 21 mil espectadores.

Aleksandr Kerzhakov, de 29 anos, é outro nome a ter em conta pelos adeptos do Benfica. O avançado russo marcou 16 golos em 22 jogos da Liga local.

A baliza do Zenit também está bem entregue. Vyacheslav Malafeev, internacional russo de 32 anos, fez toda a carreira no clube e deixou os adeptos do F.C. Porto à beira de um ataque de nervos com uma série de defesas milagrosas no Estádio do Dragão.

Recuperando os números da fase de grupos da Liga dos Campeões, estes foram os 11 jogadores mais utilizados por Luciano Spalletti na competição:

Vyacheslav Malafeev; Aleksandr Anyukov, Domenico Criscito, Nicolas Lombaerts e Tomás Hubocan; Roman Shirokov, Viktor Zyryanov, Viktor Fayzulin e Igor Denisov; Danny e Aleksandr Bukharov (Danko Lazovic)