A 22ª jornada da Liga ficou marcada pela vitória dos últimos três classificados sem que tal ocupe um grande espaço no pensamento dos adeptos. A verdade é que tal facto elevou a fasquia no último terço da tabela e aumentou por exemplo a pressão sobre o Boavista antes do dérbi portuense que encerrou a ronda.
 
A tal pressão veio de facto de baixo para cima, com Penafiel, Académica e Arouca a colocarem vários outros em sobressalto. Destaque para os triunfos fora de portas de durienses (0-1 em Setúbal) e conimbricenses (1-2 no Estoril), estes sob o comando do interino José Viterbo.

Resultados e classificação da Liga
 
O Moreirense tem margem de conforto mas exerceu igualmente pressão sobre o líder do campeonato num jogo quente em solo minhoto. O Benfica viu-se obrigado a uma reviravolta em Moreira de Cónegos (1-3), colocando o adversário a discutir um pontapé de canto mal assinalado e uma expulsão de André Simões por palavras ao árbitro.

Chegou assim a segunda-feira com Boavista e FC Porto a precisarem de um triunfo, por motivos distintos, para além da histórica rivalidade que os distingue.
 
Levaram a melhor os dragões, que tiveram de suar no regresso do dérbi do Porto ao Bessa mas responderam à pressão de manter distâncias para a frente, onde mora o Benfica, e para trás, onde está o Sporting. O Boavista resistiu até dez minutos do final, mas fecha a ronda com os 21 pontos com que entrou, que são apenas mais cinco do que os do Penafiel, último classificado.
 
Em Alvalade, o Sporting cumpriu a sua obrigação e voltou a colocar o Gil Vicente em zona de descida, face ao tal cenário de vitórias para os últimos classificados. Nani exorcizou os seus fantasmas com um golo de antologia (2-0).
 
O Sp. Braga vai mantendo a perseguição e ganhando vantagem no quarto lugar, graças a quatro triunfos consecutivos. Cambalhota no resultado frente ao Nacional da Madeira (3-1), aproveitando o empate do V. Guimarães no reduto do Paços de Ferreira (2-2).
 
O Rio Ave saiu de Arouca no oitavo lugar (1-0), com um ponto de desvantagem para o Paços, e Pedro Martins a queixar-se de algo que terá faltado ao árbitro do encontro. Algo que não podemos reproduzir.
 
Os vila-condenses não foram ainda assim ultrapassados por Marítimo ou Nacional, já que ambos perderam os seus compromissos. Bom triunfo do Belenenses na visita ao Marítimo (1-2), aproximando-se do V. Guimarães na quinta posição.
 
Nota final para a péssima série do Estoril. A equipa de José Couceiro não conseguiu evitar a derrota caseira frente à aflita Académica (1-2). Quatro desaires consecutivos na Liga a motivar dezenas de lenços brancos na Amoreira.