«Em termos de rendimento, ele tem qualidade para fazer mais do que vimos no jogo de hoje, mas fez aquilo que está na sua essência: o golo. E voltou a ser decisivo.» Rui Vitória era um homem aliviado após o jogo com Boavista, resolvido por Jonas ao cair do pano. O avançado brasileiro voltou a assumir o papel de ator principal em mais uma vitória do Benfica, apontando o 29.º golo da conta pessoal na Liga.

Leia também: o momento da 27.ª jornada

Com 27 jogos cumpridos nesta edição da Liga, Jonas igualou este fim de semana o número de presenças no campeonato na época passada, quando chegou ao Benfica em meados de setembro, estreando-se à 7.ª jornada numa vitória sobre o Arouca no Estádio da Luz. Jonas marcou pela primeira vez de águia ao peito precisamente nesse jogo. Nos 26 jogos que se seguiram, o avançado balançou as redes mais 19 vezes, fechando a prova com um total de 20 golos.

Golos de Jonas 2014/15 2015/16
Liga 20 29
Taça da Liga 5 0
Taça de Portugal 6 0
Liga dos Campeões (não jogou) 2
Total 31 31

Dizer que Jonas já pulverizou quase todos os números da época passada não é propriamente uma novidade. Desde a 20.ª jornada (4-1 ao Moreirense) que tem mais golos para o campeonato do que os que apontou na temporada anterior.

Também não é novidade a influência que o brasileiro tem assumido na equipa de Rui Vitória em 2015/16. Em dezembro, o Maisfutebol fez a análise e concluiu que Jonas estava em 19 dos 34 golos que os encarnados tinham apontado na Liga até à data.

Contas atualizadas, o goleador das águias já esteve envolvido em 38 (29 golos + 9 assistências) dos 71 tentos da equipa na Liga, o que dá uma influência direta em 53,52 por cento dos remates certeiros.

Com o golo apontado ao Boavista, Jonas não só consolidou o estatuto de elemento indispensável como evitou que o Benfica deixasse no Bessa dois pontos.

O avançado brasileiro já é repetente em resgatar resultados a favor dos encarnados. Nesta época, só para a Liga, o «matador» dos encarnados fê-lo pela quinta vez.

Logo na 3.ª jornada evitou que o Benfica cedesse um embaraçoso empate na receção ao Moreirense, apontando, aos 86 minutos, o golo da vitória dos encarnados (3-2). Em dezembro repetiu a façanha, ao bisar na vitória sobre o Rio Ave por 3-1. Em janeiro, os encarnados voltaram a beneficiar da inspiração de Jonas no triunfo sobre o Nacional por 4-1: fez um hat-trick. Jonas voltou a mostrar ter a mira afinada na receção ao União da Madeira no final do mês passado, ao apontar os dois golos com que os encarnados bateram a equipa insular no Estádio da Luz.

Adversário Resultado final Golos
Moreirense (c) 3-2 1
Rio Ave (c) 3-1 2
Nacional (f) 1-4 3
U. Madeira (c) 2-0 2
Boavista (f) 0-1 1

Quer isto dizer que, divididos por cinco jogos, os golos decisivos de Jonas representam dez (!) pontos para os bicampeões nacionais em 2015/16.

Golos que valem, para já, a liderança isolada do Benfica na Liga e que mantêm viva a chama do «tri».