As crónicas dos jornalistas do Maisfutebol em serviço aos jogos do FC Porto têm apontado quase sempre no mesmo sentido: os tricampeões perdem qualidade após o intervalo. Não só qualidade. Perdem intensidade e, não raras vezes, o controlo do próprio jogo.

Ora, por isso, fomos atrás de um dado concreto que suportasse a nossa impressão. E, curiosamente, fomos contrariados pelos números.

Se cada um dos nove jogos oficiais do FC Porto fosse dividido em duas metades, a equipa de Paulo Fonseca teria feito 16 pontos no primeiro tempo e 18 no segundo.

Leia a Crónica do FC Porto-Atlético Madrid

Leia os Destaques do Jogo

Tudo isto, naturalmente, tem muitas variáveis: qualidade do oponente, gestão da partida, competição em causa, etc. Seja como for, não deixa de ser interessante esta sobreposição matemática à impressão negativa deixada pelo FC Porto nas etapas complementares.

Basta olhar para os quatro jogos realizados no Dragão: piorou sempre com o decorrer dos minutos nas receções ao Marítimo, Gil Vicente e Vitória Guimarães, embora tenha sido sempre capaz de sobreviver e assegurar os três pontos.

Nos dois primeiros casos capitalizou o primeiro tempo e geriu no segundo; no terceiro, atacou muito sem marcar até aos 45 minutos e fez um golo de penalty (inexistente) logo no reatamento, antes de baixar até preocupantes níveis de solidez.

O sinal de alarme foi soado esta terça-feira. Vimos um FC Porto poderoso, mandão, francamente convincente e, mais tarde, frágil na gestão e ingénuo no comportamento defensivo. O Atlético Madrid venceu com dois golos no segundo período.

Os sintomas bipolares são evidentes. Os números, ainda assim, confundem mais do que explicitam.

Supertaça:

Vitória Guimarães, 3-0 (V)
. 1ª parte: 3-0 (V)
. 2ª parte: 0-0 (E)

Campeonato:

Vitória Setúbal, 1-3 (V)
. 1ª parte: 1-0 (D)
. 2ª parte: 0-3 (V)

Marítimo, 3-0 (V)
. 1ª parte: 2-0 (V)
. 2ª parte: 1-0 (V)

Paços Ferreira, 0-1 (V)
. 1ª parte: 0-0 (E)
. 2ª parte: 0-1 (V)

Gil Vicente, 2-0 (V)
. 1ª parte: 2-0 (V)
. 2ª parte: 0-0 (E)

Estoril-Praia, 2-2 (E)
. 1ª parte: 1-1 (E)
. 2ª parte: 1-1 (E)

Vitória Guimarães, 1-0 (V)
. 1ª parte: 0-0 (E)
. 2ª parte: 1-0 (V)

Liga Campeões

Áustria Viena, 0-1 (V)
. 1ª parte: 0-0 (E)
. 2ª parte: 0-1 (V)

Atlético Madrid, 1-2 (D)
. 1ª parte: 1-0 (V)
. 2ª parte: 0-2 (D)