Courtois: Apenas 21 anos mas já na terceira época ao serviço dos «colchoneros», sempre emprestado pelo Chelsea. É o principal candidato a futuro melhor guarda-redes do mundo, mas já uma certeza. Forte em todos os aspetos.

Juanfran: Lateral bastante ofensivo, ou não tivesse sido médio-ala até 2011/12. É, também por isso, o elemento menos forte do quarteto defensivo, também por essa vocação ofensiva. Não tem «pulmão» para recuperar posição rapidamente.

Miranda: Central ágil mas também forte no jogo aéreo, tem um papel importante também nas bolas paradas ofensivas, procurando quase sempre desviar a bola ao primeiro poste.

Godín: Tem um ar mais «pesado» do que Miranda, mas na verdade também revela velocidade razoável nas «dobras». Perigoso também nas bolas paradas.

Filipe Luís: Consegue conciliar segurança defensiva com atrevimento ofensivo quanto baste. Embora suba no terreno menos do que Juanfran, por questões táticas, também contribui muito ofensivamente.

Koke: É a  «principal ameaça»

Gabi: O capitão «colchonero» tem já 30 anos, mas um pulmão ainda muito capaz. É dos jogadores que mais contribui para a intensão pressão que o Atlético exerce sobre os adversários. Muitas vezes vai incomodar o adversário logo à saída da defesa.

Mario Suárez: Muito combativo também, é o elemento mais fixo do meio-campo, procurando manter-se próximo dos centrais. Falha a visita ao Dragão por lesão.

Arda Turan: É o «playmaker» da equipa, mesmo a partir de uma ala. Esse posicionamento é mais uma referência defensiva, pois a atacar o turco tem liberdade para fazer a ligação aos avançados.

Diego Costa: Só não é a figura da equipa, nesta análise, por estar suspenso para o jogo do Dragão. É o homem do momento no Vicente Calderón, já com oito golos apontados esta época, deixando na «sombra» David Villa, a grande contratação da época. As suas exibições têm até despertado o interesse da federação espanhola na sua «contratação», embora já tenha representado o Brasil em dois jogos particulares.

Villa: Parece estar ainda a adaptar-se à nova realidade. Depois de muitos anos enquadrado numa equipa que está quase sempre com a bola em sua posse, mudou-se para uma equipa que se sente mais confortável em contra-ataque. Em todo o caso já mostrou que a sua capacidade técnica e a qualidade na finalização vão ser muito úteis.

Outras opções:

Com Diego Costa castigado e Adrián lesionado, Diego Simeone talvez aposte em Leo Baptistao, embora o avançado recrutado ao Rayo Vallecano seja mais uma alternativa a Villa, um jogador mais fixo, com maior poder físico.

O técnico pode, contudo, decidir alterar ligeiramente o esquema tático, colocando Arda Turan nas costas de Villa e outro elemento na ala. O ex-portista Cristían Rodríguez seria uma opção, embora ainda não tenha sido titular este ano. O uruguaio é lançado sobretudo nos minutos finais dos encontros, para tentar explorar o contra-ataque. Raul Garcia tem sido a alternativa a Koke, mas neste cenário podem ser utilizados ambos. É também um médio-centro de raiz, que neste Atlético joga a partir da ala, mas com a missão de dar apoio à zona central.

Há ainda Oliver Torres, uma das maiores promessas do futebol espanhol, mas menos provável no «onze». É visto por Simeone como uma alternativa a Arda Turan, assumindo o papel de «playmaker» a partir da ala. O menino de apenas 18 anos destaca-se pela personalidade forte com que se apresenta em campo: apesar da tenra idade não tem qualquer problema em pedir a bola e assumir o jogo, sempre em alta rotação. O português Tiago deve ser o substituto do lesionado Mário Suárez, mas há ainda o francês Guilavogui, contratado ao Saint Étienne por 10 milhões de euros, e que ainda não foi utilizado.

Também o defesa belga Toby Alderweireld (ex-Ajax) procura ainda a estreia, depois de ter chegado nos últimos dias de mercado. É a alternativa à dupla Miranda-Godín, depois de Demichelis ter sido vendido ao Manchester City poucas semanas depois de ter sido contratado ao Málaga. O uruguaio Giménez é outra opção para o eixo defensivo, enquanto que as alternativas laterais são o ex-sportinguista Insúa e o jovem Manquillo.