*Texto publicado a 14 de abril 2014, 19h00, com o título: El-Haddadi: conheça o menino que marcou ao Benfica do meio-campo. 

Munir El-Haddadi estreou-se pela equipa principal do Barcelona, em jogos oficiais, neste domingo e apontou um golo. Descubra quem ele foi até aqui

Minuto 90, o Benfica a arriscar tudo para chegar ao golo de honra e o Barcelona a acabar com todas as dúvidas num lance de absoluto génio.

Ainda antes da linha do meio-campo, Munir El-Haddadi vê o guarda-redes Thierry Graça adiantado e arrisca o remate. A bola sai do pé esquerdo com força, precisão e muita, muita classe.

A sentença do jogo estava tomada. Apito final, os meninos catalães em celebração e uma pergunta a ecoar nas nossas cabeças: quem é este El-Haddadi, ele que também marcara o segundo golo do Barcelona, ao encostar de primeira com segurança, nesta final da Youth League?

O perfil do atleta ajuda a perceber alguma coisa, mas esta história exige mais dados.

Com apenas 18 anos, já contabiliza quatro jogos na equipa B do Barcelona e mais oito presenças no banco de suplentes. No total, 91 minutos.


VEJA O GOLO FANTÁSTICO DE EL-HADDADI


O espaço competitivo de El-Haddadi é, por ora, o que está ligado aos sub19. Aí sim, o avançado é determinante, como foi na tarde desta segunda-feira contra o Benfica.

Filho de pais marroquinos, Munir nasceu em 1995 no município de El Escorial, a escassos 46 quilómetros de Madrid. Deu os primeiros pontapés na bola num pequeno clube chamado CD Galapagar.

Anos depois mudou-se para o Santana e daí chamou a atenção do Atlético Madrid. Treinou nos «colchoneros» e foi cedido ao Rayo Majadahonda. Numa temporada (2010/2011) fez 32 golos em 29 golos.

A sua tarde perfeita surgiu num jogo contra o Brunete, final da categoria de juvenis. El-Haddadi fez um «hat trick»: um golo de pé direito, um de pé esquerdo e um de cabeça. Nas bancadas, o enviado do Barcelona, García Pimenta, nem queria acreditar no que via.

El-Haddadi, com 16 anos, rumou de imediato a La Masia. Tem contrato até 2017 e um futuro brilhante à espera. Todos os indicadores apontam nesse sentido.