O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

Conheça melhor o projeto

João Ferreira «Barroca», Servette (Suíça)

«Olá a todos,

Depois de passada a quadra natalícia em Portugal junto da minha família e amigos, regressei à Suiça no dia 1 de Janeiro para no dia 2 começar a 2ª pré-epoca no Servette. Aqui como o campeonato para cerca de 2 meses no Inverno e temos cerca de 3 semanas de férias no mês de Dezembro.

Como tal, de forma a iniciar bem a segunda fase do campeonato, realizamos uma 2ª pré temporada, tendo em conta que o primeiro jogo será no dia 9 de Fevereiro.

Depois de uma semana passada em Genebra, entre exames médicos, físicos e treinos intensos viajamos para a Turquia, mais precisamente para a região de Antalya.

Dadas as condições climatéricas na Suiça, todos os clubes optam por fazer uma parte da preparação noutro país, nomeadamente em países com climas mais amenos. Curiosamente na época passada este estágio foi realizado em Portugal.



Aqui em Antalya encontrámos excelentes condições de treino e fomos muito bem recebidos. É uma zona com um bom clima e onde todos os anos chegam vários clubes de países em que os campeonatos param no Inverno.

Para terem uma ideia, segundo informações que tive aqui, durante o ano passado foram cerca de 3400 equipas que realizaram estágios nesta zona.

Desta forma, para além de continuarmos a trabalhar os índices físicos, a procura de equipas para efectuarmos jogos amigáveis não se torna difícil. Por exemplo, já jogámos contra uma equipa russa da 2ª divisão, contra o CSKA Sófia e jogaremos ainda mais um jogo contra uma equipa da 2ª divisão Suiça, que por sinal está hospedada no mesmo hotel que nós.

Regressamos esta semana a Genebra onde faremos mais 2 semanas de treino antes do reinício do campeonato. O trabalho realizado até aqui tem sido duro uma vez que a 2ª volta do campeonato se avizinha complicada.

Depois de no final da 1ª volta conseguirmos recuperar alguns pontos ainda estamos a 6 do lugar que nos garante a manutenção. Logo esta preparação será muito importante na medida em que ainda nos restam 18 jogos para tentarmos inverter a nossa situação.

Em 2012 conseguimos uma classificação que nos permitiu apurar para as eliminatórias da Liga Europa, mas esta época tem sido bem mais complicada pelo que o grande objectivo passa por garantir a manutenção.

Posto isto e depois de descrever um pouco o que se passa nesta fase da temporada no campeonato no qual participo, desejo a todos os leitores do Maisfutebol um bom ano de 2013.

Para mim e para o Servette desejo a manutenção e jogar o maior número de jogos possível.

Até breve!

João Ferreira «Barroca»