O Benfica-Belenenses deste sábado envolverá vários atores que já conheceram os dois lados da barricada. São quatro aqueles que no relvado – ou no banco – já defenderam os dois emblemas e que reveem agora um velho conhecido como adversário.

Do lado da equipa da casa, são Ruben Amorim, André Almeida e o treinador Jorge Jesus quem já passou pelo Restelo. Do lado da equipa visitante, é o médio Miguel Rosa quem regressa à Luz.

Nesta cadeia de relações especiais entre os adversários de hoje há um quinto elemento que representa os seniores de um dos emblemas, mas que também torce pelos iniciados do outro.
Deste caso especial falámos na quinta-feira.

O primeiro daqueles quatro nomeados a trocar um clube pelo outro foi Ruben Amorim; ainda nas camadas jovens. O médio mudou-se do Benfica para os juniores do Belenenses em 2003/04 – entrando a seguir no escalão maior do futebol com a Cruz de Cristo ao peito. E no Restelo ficou até 2007/08.

Aos 22 anos, Ruben Amorim deixou Belém para voltar à Luz ficando três épocas e meia na equipa principal (2008/09 até dezembro de 2011/12); à qual voltou na presente temporada (como suplente utilizado três vezes) depois de um ciclo de empréstimo ao Sp. Braga que durou uma época e meia.

Em pleno primeiro período de Ruben Amorim no Benfica chegou Jorge Jesus. Vindo de Braga – onde esteve uma época – depois de duas temporadas em Belém (atingindo os 5º e 8º lugares classificação em 2006/07 e 2007/08, respetivamente), Jesus entrou no Benfica em 2009/10 estando na Luz pela quinta época consecutiva.

Sempre que Jorge Jesus entrou num Benfica-Belenenses enquanto treinador (pois também jogou pelos azuis do Restelo) as águias sairam vencedoras. Jorge Jesus ganhou os dois jogos pelo Benfica: 3-1 em 2008/09 e 1-0 em 2009/10. Como técnico do Belenenses, pelo contrário, Jesus nunca pontuou (os azuis perderam 4-0 em 2006/07 e 2-0 na época seguinte).

Os dois jovens André Almeida e Miguel Rosa completam esta lista de trocas no ativo. André Almeida mudou-se do Restelo para a Luz na época 2011/12 acabando a temporada em Leiria, por empréstimo. Regressado ao Benfica, o lateral dividiu os jogos com a equipa B encarnada, como acontece no presente ano. Mas nos últimos jogos da Liga, André Almeida foi opção utilizada por Jorge Jesus contra o Paços de Ferreira e ganhou a titularidade em Guimarães.

Miguel Rosa fez o percurso inverso (da Luz para o Restelo) em termos definitivos na presente temporada – esteve dois anos em Belém emprestado pelos encarnados entre 2010/12. Nesta época, como jogador contratado pelo Belenenses, o médio foi a escolha habitual de Mitchell van der Gaag nas cinco primeiras rondas: Miguel Rosa começou a suplente, mas como ponto de arranque para a titularidade nas quatro jornadas que se seguiram.