Rui Vitória aproveitou a sua presença no Fórum dos Treinadores, onde participou numa palestra sobre os caminhos para chegar a campeão nacional, para lançar um alerta sobre o escasso tempo útil de jogo dos jogos da Liga portuguesa.

O treinador do Benfica, já no final da sua intervenção, moderada pelo também treinador Rui Quinta, falou à plateia, por sua iniciativa.

«Somos a Liga onde temos menos tempo útil de jogo das principais Ligas europeias. São 49 minutos, salvo erro. Um jogo da Champions, em média, tem 61. São 12 minutos a mais. Uma das formas de competir mais lá fora, é isto tudo aumentar. Somos a Liga que temos mais tempo de jogo parado. É preciso um esforço de toda a gente, treinadores e dirigentes», alertou.

Pedro Gomes, antigo treinador do Sporting, ainda confrontou, no final, se a solução não seria tornar isso num ponto a favor, imprimindo desde cedo um ritmo forte ao jogo e tentando resolvê-lo cedo, antes de descansar. Vitória anuiu mas lembrou que nem sempre é possível.

«Muitas vezes, no túnel, o jogador está com uma vontade do tamanho do mundo e depois no primeiro minuto isso vai-se. O futebol não é exato», sublinhou.