Declarações de Rui Vitória, treinador do Benfica, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, depois do triunfo (0-2) diante do V. Guimarães:

«Não há vitórias fáceis, qualquer alusão a isso é completamente errado. Sabíamos que iríamos ter um jogo complicado, contra uma equipa de qualidade, que tem vindo a fazer um belíssimo campeonato: nos últimos sete jogos ganhou cinco. Nunca é fácil jogar em Guimarães, no D. Afonso Henriques, e nós sabíamos disso. Tínhamos uma estratégia que resultou, que os jogadores passaram para a prática, as coisas funcionaram, acima de tudo porque uma das nossas visões era sermos eficazes nas zonas de finalização e aproveitar os lances que iríamos ter, porque tínhamos a consciência de que iríamos ter esses lances. Aí entra o Jonas e o Mitroglou, que têm essa capacidade finalizadora, e era importante concretizar os lances que tivéssemos. Na primeira parte, ao fazer os dois golos, permitiu-nos retificar alguns aspetos e foi mais controlar, com o Vitória a querer mudar o rumo do jogo, mas nos sempre a controlar, com uma boa circulação de bola, acabando por vencer um jogo difícil, uma vitória justa, contra uma boa equipa, num ambiente que eu não quero deixar de perder a oportunidade de dizer que foi um ambiente fantástico. Isso é que deve ser realçado».

«Segundo golo? Ainda não tive oportunidade ver o lance na televisão, mas também não é isso que faz a diferença. Aquilo que houve foi, eventualmente, uma falta, o Vitória teve a oportunidade de lançar o contra-ataque, chegou quase à nossa área e, salvo erro, fez um cruzamento. Conquistámos a bola e fomos, a falta foi antes de tudo isso, o Vitória teve a bola em seu poder, nós conquistámos a bola e fomos para o golo. Acho que é um lance perfeitamente normal, daí não ter que comentar mais nada em relação a isso».

[Ambiente dos últimos dias influenciou?]

«Se influenciou fio pela positiva. Temos de valorizar o que se passou aqui hoje, não houve nada de especial. Houve um jogo bem jogado, com duas equipas com a lição bem estudada e que queriam vencer, cada uma à sua maneira, duas massas adeptas com o envolvimento no jogo fantástico que todas as equipas gostava de viver estes jogos. Portanto, foi um jogo que decorreu dentro e uma normalidade, um bom ambiente, isto é que há a realçar, o resto é relembrar coisas que não interessam neste momento».