A 28ª jornada da Liga deixou muitas questões decididas. A primeira foi a do título. O Benfica ganhou 2-0 ao Olhanense e, a duas jornadas do final do campeonato, tornou-se o virtual campeão.

O Sporting garantiu o segundo lugar que dá o acesso direto à Liga dos Campeões com o triunfo no Restelo e o FC Porto fecha o pódio tendo assegurado a pré-eliminatória de acesso à Champions depois de vencer o Rio Ave.

Os restantes dois lugares «europeus» também já ficaram definidos e com a ordem das equipas inalteradas. Estoril e Nacional serão os representantes portugueses na Liga Europa por via do campeonato nacional. Os «canarinhos» garantiram o 4º lugar com um empate em Barcelos. Os madeirenses conseguiram a goleada da ronda em Paços de Ferreira.

A vitória do Arouca em Guimarães (por 3-2) permitiu à equipa de Pedro Emanuel garantir que já termina em último – o lugar que implica a descida direta de divisão –; o mesmo que conseguiu o Gil com o empate frente ao Estoril. O Vitória minhoto está há nove jogos sem ganhar. Mas já só joga para o orgulho. Assim como o Rio Ave já pensa mais nas taças...

O que está mesmo em grande disputa é a permanência na principal divisão. Arouca e Gil Vicente já não serão o último, mas ainda não se afastaram o suficiente do penúltimo lugar que implicará o play-off de permanência/descida.

Com vista para os dois últimos lugares, mas fora deles no presente está o Belenenses. O Paços registou a terceira derrota seguida quando todos os pontos são poucos. O Olhanense manteve a «lanterna vermelha» depois da festa na Luz. Estes três adversários ainda podem trocar todos de lugar entre si.

A meio da tabela, o Marítimo afastou-se da Académica enquanto V. Setúbal e Sp. Braga – pelo meio dos dois – mantiveram as distâncias com um empate.

[Artigo original: 23h53]