O Belenenses vai pedir «esclareceimentos urgentos» ao Comando Distrital da PSP do Porto sobre e ao Ministério da Administração Interna (MAI) a ação da força policial no Estádio do Bessa, este domingo, relatando alguns factos que considera inadequados, nomeadamente por ter impedido os adeptos do clube de entrar com «adereços que tivessem o símbolo» do clube.
 
Através de um comunicado, o clube do Restelo explicou a sua posição, relatando aquilo que considera uma «arbitrariedade intolerável à luz do Estado de Direito».
 
Leia o Comunicado na íntegra:
 
«1. Mais de uma centena de adeptos do Belenenses, incluindo crianças, foram impedidos de entrar no setor que lhes estava destinado no Estádio do Bessa com adereços que tivessem o símbolo do Belenenses, fossem simples panos ou bandeiras sem o respetivo suporte;

2. Tal medida, aparentemente imposta pelo Comando Policial da Cidade do Porto, não tem qualquer base legal que a sustente e foi tomada sem que fosse dada qualquer explicação;

3. A Fúria Azul, mais do que uma claque no sentido vulgarmente utilizado, é um Núcleo Oficial do Clube de Futebol "Os Belenenses" reconhecido como tal em Assembleia Geral do Clube, e também uma associação juvenil conforme publicação em Diário da República;

4. Factos deste tipo, ao arrepio de tudo o que as Leis da República determinam, acontecem com cada vez maior frequência em vários pontos do país - e até em Lisboa e no nosso próprio Estádio. Se este tipo de problemas relativamente a material da Fúria Azul é já habitual, a verdade é que no que respeita a adereços exclusivamente afetos ao Clube de Futebol "Os Belenenses" é caso praticamente isolado, que só tem paralelo noutras deslocações -curiosamente - à cidade do Porto.

Neste quadro, a Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses" solicitará esclarecimentos urgentes sobre os factos ao Comando Distrital da PSP do Porto e ao Ministério da Administração Interna, ao mesmo tempo que apela às forças de segurança que, de uma vez por todas, definam o seu método de atuação de forma coerente e em respeito pela Lei, independentemente dos locais e das entidades em causa.

Em paralelo, não pode a Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses" deixar de agradecer,uma vez mais, aos muitos adeptos que acompanharam a equipa à cidade do Porto sujeitando-se a uma arbitrariedade que se nos afigura intolerável à luz do Estado de Direito.»