Acompanhe AQUI as decisões minuto a minuto

O futebol brasileiro tem um fascínio inexplicável. Não é a qualidade excelsa, o ritmo diabólico, os espectáculos de primeira água. Não. É mais do que isso. O Brasileirão é um campeonato de histórias, de superação, de argumentos pedidos aos melhores dramaturgos.

Nélson Rodrigues, Mário Filho, Armando Nogueira, dribladores da palavra, goleadores da pena. Génios. O que escreveriam na antevisão da última das decisões? O Brasileirão 2011 ao rubro, em passo de samba e folia carnavalesca.

«Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola», diria o primeiro. É, de facto. Veja-se Liedson. O artilheiro-mor do Corinthians, principal candidato ao ceptro, vê melhor com os dois pés do que todos os outros com os olhos. É a herança europeia, a manha, a movimentação sub-reptícia, os 23 golos. É todo o peso da esperança do Timão.

Futebol Brasil

O Corinthians recebe o Palmeiras na derradeira jornada. Tem dois pontos de vantagem sobre o Vasco e todas as possibilidades de ser campeão do Brasil.

Em São Paulo discute-se o título. No Rio de Janeiro discute-se o título. Vasco-Flamengo, no Engenhão. O emblema cruzmaltino espera um deslize do Corinthians. E tem a energia de Ricardo Gomes, um treinador especial, pronta a dar uma ajuda-extra.

«Campeão moral é um título que serve para consolar almas penadas», disparou certa vez Armando Nogueira, génio da escrita e botafoguense de coração. O grito serve para mobilizar as tropas. De um e de outro lado.

«Vasco tem condições para ser campeão»

Na véspera do clímax, Corinthians e Vasco da Gama abriram as portas e convidaram os adeptos. As duas equipas receberam um banho de estímulo, de carinho. Agora, é esperar pelo pontapé de saída. A partir daí já não há volta a dar. Tudo depende dos jogadores.

Thiago Fernandes, jornalista do Lance, ainda acredita num golpe de teatro. «Corinthians-Palmeiras é um dérbi e tudo pode acontecer. Os dirigentes do Palmeiras prometeram uma alta quantia aos seus jogadores em caso de vitória. Portanto, eles entrarão mais motivados do que nunca para atrapalhar o rival paulista na luta pelo título», explica ao Maisfutebol.

O Vasco da Gama, de acordo com o repórter brasileiro, pode chegar ao título. «O Vasco tem uma óptima equipa e está cheio de bons valores individuais. Contudo, não terá Juninho, que está suspenso. Apesar deste desfalque importante, têm condições suficientes para derrotar o Flamengo e sagrar-se campeão».

Os homens-chave do domingo brasileiro serão, no entender de Thiago Fernandes, Alex (Corinthians), Marcos Assunção (Palmeiras), Felipe (Vasco da Gama) e Thiago Neves (Flamengo). Isto, além de Liedson e Ricardo Gomes. O técnico do Vasco da Gama ainda recupera de um AVC mas continua a alma mater da equipa.

38ª jornada do Brasileirão (19 horas em Portugal):

Corinthians-Palmeiras

São Paulo-Santos

Internacional-Grémio

Cruzeiro-Atl. Mineiro

Atl. Goianiense-América Mineiro

Atl. Paranaense-Coritiba

Bahía-Ceará

Avaí-Figueirense

Botafogo-Fluminense

Vasco da Gama-Flamengo

Classificação actual:

1, Corinthians, 70 pontos

2, Vasco da Gama, 68

3, Fluminense, 62

4, Flamengo, 60

5, Coritiba, 57

6, Internacional, 57

7, Figueirense, 57

8, São Paulo, 56

9, Botafogo, 55

10, Santos, 53

11, Palmeiras, 49

12, Grémio, 48

13, Atl. Mineiro, 45

14, Atl. Goianiense, 45

15, Bahía, 43

16, Cruzeiro, 40

17, Ceará, 39

18, Atl. Paranaense, 38

19, América Mineiro, 37

20, Avaí, 30