Carlos Alberto, antigo campeão europeu ao serviço do FC Porto, anunciou que vai terminar a carreira de futebolista, apontando os problemas físicos como sendo o principal motivo da decisão.

«Decidi parar principalmente pela questão física. Não posso mais dar ao futebol o desempenho que gostaria. Fui muito feliz, acertei mais do que errei e vou continuar dentro do futebol», revelou o internacional brasileiro, em declarações ao portal «Globoesporte».

Antigo jogador do FC Porto, de 2003 a 2005, Carlos Alberto integrou a equipa que conquistou a Liga dos Campeões em 2004, vitória na final por 3-0 frente ao Mónaco, num jogo em que inscreveu o nome na lista de marcadores.

Contratado pelos portistas em 2003, o atacante brasileiro conquistou ainda uma Liga, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental no clube da invicta, antes de ter regressado ao Brasil para representar o Corinthians.

Com cinco internacionalizações pelo «escrete», o antigo jogador dos dragões representou ainda os germânicos do Werder Bremen, na segunda passagem pela Europa, mas voltou à terra natal para vestir a camisola de São Paulo, Botafogo, Vasco, Grémio, Bahia, Goiás, Figueirense e Atlético Paranaense.

No Brasil, conquistou um título de campeão em 2005, com a camisola do Corinthians, duas Taças em 2007 e 2011, ao serviço de Fluminense e Vasco da Gama, respetivamente, além de ter também um título da segunda divisão, em 2009, quando representava os vascaínos.

O futebolista, de 34 anos, pendura as chuteiras no Boavista do Rio de Janeiro, emblema da quarta divisão brasileira, e já começou a preparar a despedida dos relvados.

Carlos Alberto já falou com os dirigentes do Fluminense para um jogo de despedida no Maracanã a 11 de dezembro, dia em que completa 35 anos, num encontro que pretende juntar os jogadores que venceram a «Champions» em 2004 e os atletas do «tricolor» que conquistaram a Taça do Brasil em 2007.

Antes disso, a 27 de julho, está prevista uma viagem do jogador à invicta para uma homenagem em pleno estádio do Dragão, marcada para o jogo particular entre FC Porto e Mónaco, que vai assinalar os 15 anos da conquista da Liga milionária.

Para o futuro, Carlos Alberto começou a tirar formações de gestão e planeia candidatar-se a cursos da CBF e da UEFA, com o objetivo final de continuar ligado à modalidade.