Pedro Caixinha foi apresentado no Santos Laguna em novembro de 2012. Ao longo dos últimos meses, aprofundou os seus conhecimentos sobre o futebol mexicano. Foi lá que o F.C. Porto encontrou o colombiano Jackson Martínez. Mas há mais.

Era uma vez no México: Cartéis, charters e vitórias

Diego Reyes, jovem central mexicano, é reforço dos dragões para a próxima temporada. Reyes já chegou à seleção principal do seu país mas Caixinha considera que ainda há trabalho a fazer.

«Penso que o Diego Reyes tem de se desenvolver em termos físico. É fraco. Isso é um facto. Mas tem muitas coisas boas, o jogo de cabeça, o poder de antecipação, sabe jogar, etc», frisa o português, ao Maisfutebol.

Caixinha no México: «Tive de mudar mentalidades»

O Santos Laguna venceu o América de Diego Reyes por 1-0. «Ele não jogou contra nós porque estava lesionado. Porém, disse numa entrevista que era importante o América pensar no jogo seguinte contra o Cruz Azul. Aqui, as rivalidades têm esse peso. Mas desvalorizou de certa forma o nosso jogo.

«Ora eu peguei nessa entrevista e mostrei-a aos meus jogadores: vejam este Diego Reyes, nem vai jogar e diz que já devem pensar no jogo seguinte. Temos de provar o contrário. E assim foi. Vencemos o jogo», contra Caixinha.

«Herrera pode dar o mesmo que Moutinho»

O Maisfutebol questiona Pedro Caixinha sobre Diego Reyes mas o treinador português atira outro nome: Héctor Herrera. O médio do Pachuca tem sido associado ao F.C. Porto nos últimos meses.

«Pergunta-me pelo Reyes mas eu gosto mais de outro nome que se fala para o F.C. Porto: o Héctor Herrera. Fala-se da saída de Moutinho no final da época e nesse cenário, Herrera podia ser muito útil», garante.

O médio de 22 anos enche as medidas de Pedro Caixinha: «Considero que pode dar o mesmo que Moutinho dá. Para além disso, tem mais chegada à área contrária, aparece com maior regularidade a rematar. É mais box-to-box.»

O treinador português não fala de cor. Diego Reyes falhou o duelo com o Santos Laguna mas Héctor Herrera deu nas vistas frente à equipa de Pedro Caixinha.

O Pachuca venceu o encontro pela margem mínima. Quem marcou o tento solitário? Héctor Herrera.