*com JOÃO TIAGO FIGUEIREDO e PEDRO JORGE DA CUNHA

Veja o vídeo dos confrontos

48 pessoas tiveram de ser assistidas devido aos confrontos desta noite no clássico entre FC Porto e Sporting, disse fonte dos bombeiros ao Maisfutebol. Quase todos tiveram «ferimentos ligeiros e hematomas, resultantes das agressões».

O caso mais grave foi o de um adepto do Sporting «com uma lesão contusa na cabeça», que teve de ser transportado ao hospital «com prognóstico reservado».

A confusão começou quando um grupo de largas dezenas de indivíduos, na sua maioria vestidos de negro mas entoando cânticos e palavras de apoio ao Sporting, atravessou a Alameda do Dragão em atitude violenta, com agressões aos adeptos no local, aparentemente tentando acesso pela zona VIP do estádio. Na resposta houve muitas pedras atiradas e o Maisfutebol também viu garrafas partidas. Foram momentos de violência como há muito não se via no Dragão.

A polícia de intervenção, que estava noutro local do estádio à espera da chegada da equipa do Sporting, foi surpreendida e dirigiu-se rapidamente ao local, intervindo com bastonadas. Acabou por cortar a circulação em frente ao centro comercial junto ao estádio e conteve os indivíduos em causa no interior do estádio.

Os indivíduos em causa não estavam com a claque oficial do Sporting, essa com acompanhamento policial para o estádio . Quando os adeptos do Sporting entraram no estádio, houve novamente tensão, com cadeiras atiradas contra os steawards.