A PSP classificou de «risco elevado» o jogo de domingo, em Lisboa, entre o Sporting e o FC Porto, da terceira jornada da I Liga de futebol e para o qual se esperam 46 mil adeptos.

Numa nota de imprensa divulgada, a PSP informou ainda que a hora oficial de abertura das portas do jogo no domingo no estádio José Alvalade está prevista para as 16:00, mas a ação da força policial inicia-se logo pela manhã com a fiscalização do estacionamento para garantir «a necessária fluidez e circulação automóvel».

O Comando metropolitano de Lisboa da PSP prevê restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal «somente em situação entendidas como medida de segurança necessária».

A classificação do jogo como «evento de risco elevado» decorre da legislação nacional devido à sua lotação.

Em conferência de imprensa, Carlos Cachudo, comissário da PSP, explicou que com o nível de alerta inalterado tomaram-se as «medidas habituais» para o primeiro clássico da época 2016/2017, mas também «adicionais» que refletem «um pouco» os atentados que acontecerem em alguns países.

«Mas não estamos à espera, não queremos que haja algo que venha a acontecer fora do normal. No entanto, temos as nossas valências e a qualquer momento se surgir uma contingência, os nossos meios serão rapidamente acionados», disse o agente, concretizando que as «medidas adicionais» passam por cortes de trânsito em locais de grande concentração de adeptos».

Escusando-se a concretizar o número de agentes da PSP mobilizado, Carlos Cachudo indicou tratar-te de «suficientes» e um «dispositivo adequado», havendo «medidas especiais que são tomadas em todos estes jogos».

«Teremos especial atenção no acompanhamento dos adeptos, garantir que há uma separação que não permita o cruzamento entre adeptos do FC Porto e do Sporting. O nosso papel é preventivo para garantir que tudo corre dentro da máxima segurança e comodidade para os espetadores», notou.

O oficial precisou que haverá um acompanhamento, por agentes do Comando Metropolitano do Porto, dos esperados 2.500 adeptos a partir da cidade Invicta, que se irão concentrar, em Lisboa, em zonas da Avenida Padre Cruz.

Posteriormente, os adeptos azuis e brancos serão conduzidos até à porta 1 do estádio de Alvalade, uma altura em que apoiantes do Sporting que costumam utilizar por essa entrada poderão escolher as portas 2 (para os lugares do lado nascente) e 4 (para lugares do lado poente), segundo o comissário.

O oficial da polícia repetiu os habituais conselhos, que passam pelo uso dos transportes públicos e evitar malas e mochilas para evitar atrasos nas entradas para dentro do estádio.