Donald Sterling, dono dos Clippers, foi suspenso para a vida da NBA, e ainda multado em 2,5 milhões de dólares, cerca de 1,8 milhões de euros. Esta foi a decisão de Adam Silver, comissário da liga norte-americana de basquetebol, anunciada há momentos em conferência de imprensa.

Numa gravação, divulgada pelo site TMZ, Sterling surge a proferir comentários racistas enquanto fala com a namorada, a modelo V. Stiviano, por esta ter publicado na sua conta de Instagram uma foto com Magic Johnson. «Incomoda-me que querias transmitir a tua ligação aos negros. Precisas fazer isso? Podes dormir com eles, podes fazer o que quiseres. A única coisa que te peço é que não promovas isso e que os leves aos meus jogos. Não tens de ter fotos com pessoas negras no teu Instagram asqueroso», ouve-se dizer uma voz masculina, supostamente do milionário. 



Barack Obama foi um dos primeiros a condenar as declarações: «Quando um ignorante fala para demonstrar a sua ignorância, não podemos fazer nada, só deixá-lo falar. Tenho confiança na direção da NBA. Adam Silver é um homem bom e resolverá isto», disse, na altura, o Presidente dos Estados Unidos.

Também Magic Johnson, um dos jogadores mais importantes da história e uma das personalidades mais respeitadas no meio, tinha reagido com dureza, lamentando pelos amigos Doc Rivers e Chris Paul (técnico e jogador dos Clippers respetivamente) por terem de trabalhar com um homem assim.

Muitas outras personalidades se juntaram aos protestos.