O português Sérgio Silva, campeão do mundo em título de duatlo, foi suspenso por seis meses pela União Internacional de Triatlo (ITU), depois de acusar positivo num controlo antidoping.

O duatleta foi controlado durante os mundiais de Gijon, Espanha, e acusou a substância demethypentilamina (DMPA), também conhecida como methylhexaneamina (MHEA), um estimulante proibido pela Agência Mundial Antidoping, e está impedido de competir até 9 de Maio, segundo o comunicado divulgado pelo organismo, nesta quarta-feira.

Sérgio Silva perde, ainda, a medalha de ouro conquistada, além dos pontos amealhados no ranking internacional, e tem de devolver os prémios monetários.

O atleta acusou positivo devido à ingestão de Top Fuel Launch, um suplemento prescrito pelo seu nutricionista. Segundo a ITU este suplemento tem importantes quantidades de óleo de gerânio, também conhecido como dimethylpentylamina (DMPA).

«Foi avisado dos perigos do suplemento que tomava, mas confiou mais no conselho do nutricionista e não pesquisou a referência de DMPA no rótulo do suplemento», argumentou a ITU.

A decisão da ITU é definitiva, mas Sérgio Silva pode apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto, à federação portuguesa ou à Agência Mundial Antidopagem.