Este estudo vem dar força às mulheres que não gostam de futebol. Em Inglaterra, a violência doméstica aumenta durante o Mundial. A pesquisa associa o desporto-rei ao consumo de álcool e a comportamentos irracionais, o que faz aumentar em 25% os casos de agressões em casais. Os dados foram recolhidos durante o Campeonato do Mundo de 2006 e trabalhados na Universidade de Londres.

Calendário do Mundial

Guia TV do Mundial

«Cada caso é diferente, mas as mulheres precisam estar mais alertas para os riscos durante o período do torneio. Mulheres que vivem com parceiros violentos acabam por se habituar ao comportamento deles. Uma maior divulgação do problema pode ajudar a atenuar as consequências», explicou aos jornalistas Paula Nicholson, do Departamento de Saúde e Assistência Social.

«Para algumas mulheres, o melhor seria ficar em casa de parentes ou de amigos nas noites de jogos da Inglaterra. Ou, pelo menos, deixar os filhos na casa de alguma pessoa conhecida para passar a noite. Se não for possível, é importante ter sempre telefones à mão caso necessitem de ajuda», acrescentou a docente.