Por Rita Pereira

Dezenas de pessoas juntaram-se esta terça-feira no aeroporto Sá Carneiro para receber o tenista João Sousa, o primeiro português a vencer um torneio do ranking ATP, atualmente no lugar 51 do ranking.


Vindos predominantemente de Guimarães, terra natal do tenista, com bandeiras da cidade e de Portugal, gritaram e aplaudiram quando João Sousa ultrapassou as portas do aeroporto, proveniente de Paris, após ter vencido o torneio de Kuala Lumpur, na Malásia.


João Sousa, ser 51º melhor do mundo não lhe chega

«Sinto um enorme orgulho por ter feito felizes os portugueses. Tenho de trabalhar muito para fazer grandes feitos e para continuar no top. Espero que com esta vitória possa elevar o nome de Portugal e o ténis português», disse João Sousa aos jornalistas, com um sorriso estampado no rosto.


O tenista de 24 anos agradeceu as mensagens que recebeu e afirmou sentir-se «feliz por conseguir fazer história no ténis português». João Sousa mostrou-se satisfeito com a receção no aeroporto Sá Carneiro e assegurou: «É um orgulho enorme poder fazer estas pessoas felizes».


«Estou consciente de que tenho de trabalhar muito para conquistar mais feitos. Tenho muitas coisas a aprender. Estou muito contente, mas isto é apenas uma fase na minha carreira. Espero poder ter mais apoios. Nunca tive muitos e infelizmente tiveram de ser os meus pais a ajudar-me», explicou João Sousa.


Relativamente a uma eventual parceria com o empresário Jorge Mendes, o tenista português garante que ainda não foi contactado, por isso não sabe «se é verdade ou mentira», mas assume estar aberto a ofertas, porque «uma possível parceria seria algo muito bom».


No Aeroporto Sá Carneiro, estavam ainda presentes os pais de João Sousa. «O João só venceu um torneio pequeno. Claro que para nós é um feito histórico, porque nunca ninguém ganhou um torneio destes. Mas devemos entender isto com uma certa naturalidade. O João conseguiu uma vitória importantíssima, mas isto só lhe deve servir de motivação. Ele tem de trabalhar mais, porque senão, isto por si só, não é nada», referiu Armando Sousa, pai do tenista português.


Adelaide Sousa, mãe do tenista, afirmou ao Maisfutebol que esta vitória «foi o culminar de muito esforço» e que «é uma sensação de alegria e de dever cumprido» ver o reconhecimento público de João Sousa.


António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Luís Coutinho, o primeiro treinador de João Sousa no Clube de Ténis de Guimarães, também marcaram presença no aeroporto Francisco Sá Carneiro.


«Naturalmente que estou atento à carreira do João. Guimarães está-lhe agradecido porque a projeção da cidade também se faz através dele», garantiu António Magalhães.


Após ter vencido o torneio de Kuala Lumpur, João Sousa ascendeu ao 51º lugar do ranking ATP e será, esta terça-feira, homenageado na Câmara de Guimarães.