A fase de apuramento para o Euro 2016 chegou ao meio e, nesta altura, além das várias seleções que estão muito bem lançadas para uma qualificação alargada até metade dos terceiros classificados, há 11 que ainda não perderam na primeira volta dos seus grupos. Entre estas, Inglaterra e Eslováquia são totalistas de pontos tendo ganho todos os jogos disputados.

Nos jogos desse domingo, Portugal esteve em destaque, pois cumpriu a missão de vencer a Sérvia e de passar a liderar o Grupo I (único de apenas cinco seleções) onde a primeira volta ficou marcada à quarta jornada.

A reportagem sobre a vitória da seleção portuguesa pode ser vista a partir daqui.

No outro jogo a contar do dia no Grupo I, a Albânia já não surpreendeu, mas sim confirmou que está na luta pelo apuramento. A Arménia até se adiantou no marcador, mas os albaneses viraram o marcador e apanharam a Dinamarca no segundo lugar.

Os dinamarqueses mais não puderam fazer neste domingo do que observar tudo o que de pior lhes podia acontecer fruto da ação dos adversários diretos portugueses e albaneses. Foi dia de cumprir o «particular» das rondas com a França e a seleção de Morten Olsen casou a queda na classificação com uma derrota.

As estrelas mais magníficas deste fim de semana de três dias com os jogos das últimas jornadas das primeiras voltas dos grupos voltaram a ser Inglaterra e Eslováquia pelo pleno de pontos. Mas há outras nove seleções que, dobrada a metade da fase de apuramento, também ainda não foram vencidas: República Checa, País Gales, Bélgica (ainda com um jogo por disputar), Polónia, Roménia, Áustria, Suécia, Croácia e Itália.



O Grupo D foi outro dos que ficou com jogos marcados para este domingo. A Polónia foi empatar à Irlanda e mantém a candidatura ao apuramento direto ao dobrar a primeira volta desta fase de apuramento à frente da campeã do mundo Alemanha.

Os irlandeses é que se atrasaram nas aspirações a estar no Euro 2016, pois, à sua frente não estão só os germânicos e os polacos. A Escócia divide o segundo lugar com a Alemanha e, mesmo que o apuramento direto não seja conseguido, o terceiro lugar saiu reforçado no final desta primeira volta deixando a seleção de Gordon Strachan candidata também a ser o melhor terceiro classificado desta fase de apuramento – o único sem necessidade de fazer o «play off».

Foi no Grupo F que Roménia e Irlanda do Norte cumpriram a missão do seu quinto jogo enquanto a Hungria marcou passo no apuramento e viu romenos e norte-irlandeses descolarem nos dois lugares de apuramento direto.

As restantes contas fizeram-se na sexta-feira e no sábado:



Grupo A

A Islândia foi a grande vencedora da quinta jornada, por, não só reforçar a posição para garantir o apuramento direto, como ganhou pontos aos dois mais diretos adversários.

Os islandeses aproximaram-se do líder República Checa e descolaram da Holanda, que começa a ter a vida apertada (7 pontos em 5 jogos) e já começa a só ter o «play off» à vista como salvação, pois ser o melhor dos terceiros classificados já começa a ser complicado.

Grupo B

O País de Gales reforçou o estatuto de uma das seleções sensação desta fase de apuramento com o triunfo em Israel e mantém-se imbatível no final das primeiras voltas dos grupos.

A seleção de Gareth Bale é agora líder deixando israelitas e belgas (com uma partida entre si por disputar no dia 31 para igualarem as contas) com a pressão de correrem atrás.

Grupo C

A Eslováquia é uma das duas seleções que só têm vitórias e corre à frente da Espanha, com os dois candidatos aos dois primeiros lugares bem definidos neste agrupamento. Assim como a terceira posição está bem segura pela Ucrânia quando metade do apuramento está realizado.



Grupo E

A Inglaterra é a segunda seleção desta fase de apuramento que tem cinco vitórias nos cinco jogos realizados. Ficam a Eslovénia e a Suíça a lutar pelo segundo lugar

Grupo G

A Áustria está em velocidade de cruzeiro para o apuramento, se não mesmo para garanti-lo em primeiro lugar. Como os austríacos, os suecos ainda não perderam e reforçaram o segundo lugar, pois a Rússia ficou sem jogar devido aos incidentes no Montenegro.

Grupo H

Croácia e Itália são as últimas seleções que ainda não perderam jogos nesta fase de apuramento, mas os croatas descolaram dos italianos.

A boa notícia para a Itália depois do empate na Bulgária foi que vitória croata fez com que os norueguês ficassem mais para trás.

Confira as classificações da fase de apuramento para o Euro 2016