José Mourinho considera que a Seleção Nacional tem legitimidade para sonhar com o título no Euro 2016. O novo técnico do Manchester United elogiou o discurso de Fernando Santos, que elevou a fasquia ao realçar a ambição de vencer a competição que tem início marcado para o próximo dia 10 de junho.

«Eu também sou um bocadinho atrevido das minhas abordagens. Não há problema em afirmar-se pela positiva. No fundo é aquilo que acho que os portugueses gostam de ouvir e que os jogadores precisam de ouvir. Se não há nenhuma razão para irem de pequeninos, por que razão é que não hão-de ir de grandes?», questionou.

«Se me disserem que Portugal ganha eu não abriria a boca de espanto. Se for a uma meia-final ou a quartos de final, muito menos abriria», acrescentou.

Mourinho considerou que a qualidade do selecionador, dos jogadores e ainda o forte apoio que é esperado à equipa das quinas em solo gaulês servem de base de sustentação ao «sonho».

«Tem uma equipa com qualidade, com muita experiência. Para alguns, se calhar deveríamos estar um bocadinho virados para aquilo que vai ser o futuro daqui a quatro anos. Mas a opção foi centrarmo-nos só neste Euro pela idade de muitos jogadores. Equipa com experiência, com capacidade e com um treinador que já jogou euros e mundiais e que sabe perfeitamente como jogar este tipo de competições curtas.»

Para o técnico português, não há, agora, seleções muito mais fortes do que outras para a competição. «Não vejo uma seleção do outro mundo que se possa dizer que é superfavorita: como se podia dizer há uns anos com a Espanha, que dominou e toda a gente percebia que ia dominar.» E acrescentou: «Se me pedissem para dizer três equipas que penso que vão ganhar o Europeu, se calhar eu não conseguiria dizer. Se me pedirem cinco, se calhar digo cinco e falho. Se Portugal está nessas cinco? Claro que sim!», rematou.