Kelvin Oliveira vai tornar-se mais um reforço do F.C. Porto para próxima época. À semelhança do que acontece com Juan Iturbe, o brasileiro é um jovem de apenas 17 anos, que completa a maioridade no dia 1 de Junho, e que portanto só a partir da próxima época se torna opção real no Dragão.

Ao contrário de Iturbe, que se estreou com 16 anos na primeira divisão do Paraguai, Kelvin é porém uma revelação recente. O esquerdino fez apenas onze jogos na equipa principal do Paraná Clube. Marcou dois golos e deu nas vistas ao ponto de chamar a atenção dos grandes do Brasil.

Foi nessa altura que o F.C. Porto atacou com rapidez. «A negociação está fechada», disse ao Maisfutebol o presidente Aquilino Romani. «Da nossa parte está tudo feito, só falta assinar os papéis. Penso que o Kelvin está nesta altura a tratar da burocracia com o F.C. Porto em Porto Alegre.»

Iturbe e o F.C. Porto: «É a melhor notícia de 2011»

Kelvin já terá até feito os exames médicos e deve ser oficializado em breve. Tal como Iturbe, estava em litígio com o clube e por isso chega por um valor mais baixo. Kelvin desde o fim do campeonato da segunda divisão que deixou de aparecer no Paraná e não se apresentou aos treinos.

Ora nesse sentido, garante o presidente, a negociação de Kelvin foi um mal menor. «Foi-nos apresentada uma proposta por um grupo de empresários, em nome do F.C. Porto, e foi aceite. Conseguimos salvaguardar os nossos interesses e garantir uma percentagem da transferência.»

O Maisfutebol falou, de resto, também com Pedro Alfonsin, advogado que tem representado os interesses do jogador em todo este processo, o qual se recusou a fazer algum comentário, referindo que Aquilino Romani «é a única fonte oficial autorizada a falar de toda essa negociação.»

Por ainda ser menor,Kelvin vai manter-se no Paraná até Junho e jogar o Campeonato Paranaense. Ele que era pretendido por clubes como o Palmeiras. «Kelvin tem boas possibilidades de jogar mais dois ou três anos no Brasil antes de se transferir para fora», disse Scolari.

O currículo de Kelvin é modesto. Dono de um bom pé esquerdo, é um médio de ataque franzino (1,69 metros, 63 kg), mas muito técnico e hábil. Estreou-se no Paraná frente ao Guaratinguetá com um golo, o que lhe permitiu estabelecer-se na primeira equipa e tornar-se revelação do futebol brasileiro.

Veja o primeiro golo de Kelvin:



E veja o segundo golo de Kelvin: