Já se tornou um hábito no novo F.C. Porto de Co Adriaanse, na manhã a seguir aos jogos há sempre treino ficando a folga guardada para o dia depois. Esta manhã bem cedo, poucas horas depois da estreia com uma vitória na Liga, o plantel portista lá subiu ao relvado para uma sessão que o holandês partiu ao meio. De um lado dez dos titulares de ontem - Raul Meireles foi a ausência -, do outro os restantes doze que sobram de um grupo com muitas ausências.
O trabalho deste últimos foi naturalmente mais exigente que o dos primeiros. Co Adriaanse optou por muito trabalho de finalização. Colocou os atletas num espaço reduzido com duas balizas defendidas por Hélton e Paulo Ribeiro e tratou de lhes dar ordem para rematar. E rematar, e rematar, e rematar. Rematar da esquerda, rematar da direita, rematar de longe, rematar em finalização com progressão, rematar sem preparação, rematar depois de um sprint curto.
Ora como era golos que se pedia, Hugo Almeida e Sokota trataram de mostrar trabalho. E aplicação, muita aplicação. Os dois pareciam até ter entrado num despique de bombardeamento sobre Hélton e Paulo Ribeiro, um despique à parte, sendo que ao longe, e sem contar os golos que cada um marcou, dá a impressão que o croata acabou por ser mais feliz. Mais tarde, e depois de muita finalização, o holandês deu ordem para se avançar para uma peladinha e nessa altura terminou o bombardeamento. Foi então altura de outros jogadores se evidenciarem, com Alan e mostrar que está realmente em boa forma.
Enquanto os não titulares de ontem trabalhavam no duro, os titulares descomprimiam. Começaram por fazê-lo em corrida, para depois se juntarem, já sem Lisandro e Postiga que saíram com pequenas queixas, em várias partidas de futvólei. Partidas essas muito animadas. Vítor Baía - ou «o carcaça», segundo brincadeira de Pedro Emanuel - dava o toque de boa disposição e todos lhe seguiam o exemplo. Perante o olhar de Co Adriaanse, que sorria sem abrir demasiado os lábios, até porque as piadas do guarda-redes lhe deviam parecer chinês. Ou português.