O Leicester continua imparável ma sua caminhada de sonho com o título de campeão inglês cada vez mais perto e Jamie Vardy voltou a ser decisivo como tantas vezes já foi nesta época. Em Espanha, o Barça vai dando trambolhões e a concorrência vai aproveitando com Cristiano Ronaldo a somar marcas. Em França já há campeão há muito, mas aluta pelas competições europeias está o rubro. O Monaco foi um dos derrotados do fim de semana cuja ronda pelos momentos mais importantes pode ler a seguir.

Que jeito dá voltar a ter Vardy de pé quente

Tornou-se nesta época recordista da Premier League quanto ao número de jogos consecutivos a marcar golos: onze – ainda no ano passado. Agora, há seis jogos que já não marcava. O jogo em Sunderland é tão importante como todos os próximos que faltam como Claudio Rani

eri faz questão de frisar. Mas esteve também carregado de emoção. O Leicester precisa é de ganhar e Jamie Vardy voltou a ter o pé quente bisando para três pontos e 21 golos no campeonato. O líder da liga continua a sua caminhada e já tem o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões garantido.

A luta continua com 3-0 em sete minutos

Se o Leicester estás constantemente em destaque pelo duradouro percurso brilhante que está a fazer, o Tottenham também não está longe de uma grande época. Pelo contrário, está perto; a sete pontos do líder. Também os spurs se colocaram na frente dos históricos do futebol inglês. Um deles visitou White Heart Lane neste domingo. E saiu de lá com 3-0 no marcador. O Tottenham derrotou o Manchester United com três golos marcados em sete minutos e que repuseram a incerteza sobre a conquista do título inglês a cinco jornadas do fim.

Barça em baixa anima La Liga

O título de campeão espanhol parecia ter revalidação bem encaminhada pelo Barcelona há poucas jornadas. A vantagem pontual e as exibições da equipa catalã tal faziam prever. Mas três jogos depois sem vencer sendo dois deles derrotas voltaram a deixar não só os dosi da frente mais perto, como o Real Madrid, inclusive, também se aproximou do primeiro lugar. Oiarzabal marcou o golo solitário do quarto jogo seguido para a Liga espanhola em que o Barça sai derrotado de San Sebastián – e é preciso recuar ainda um empate e outra derrota para chegar à última vitória do Barcelona no Anoeta.

Ronaldo mais recordista

Seis épocas seguidas com pelo menos 30 golos marcados num dos cinco principais campeonatos da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, França ou Alemanha). Este é o mais recente recorde de Cristiano Ronaldo, que já o deixa a partilhar a liderança da lista do melhor marcador europeu com o benfiquista Jonas e Higuaín (Nápoles). Apesar das poupanças a pensar na Liga dos Campeões, o Real Madrid goleou para se coocar a apenas quatro pontos do Barcelona. Entre os dois rivais está o At. Madrid, que também não tem desperdiçado a quebra do líder, que está a três pontos de distância.

Uma tarde perfeita na Côte d’Azur

O Nice recebia o Rennes com as duas equipas separadas por um ponto – com vantagem para os visitantes. A equipa da Cote d’Azur não desperdiçou a oportunidade de fazer valer o facto de jogar em casa para passar para a frente da classificação. E passar a ocupar o primeiro lugar que dá acesso a uma competição europeia: a fase de qualificação para a Liga Europa. A dar um brilho especial ao categórico triunfo do Nice está o marcador de serviço do jogo. Ben Arfa marcou todos os golos do jogo fazendo o seu hat-trick em 23 minutos.

Monaco sofre um valente abanão

O Lille impôs uma pesada derrota ao Monaco. Com portugueses frente a frente, foi mais forte a equipa de Éder. Perderam Ricardo Carvalho e Bernardo Silva; assim como Leonardo Jardim, que regressou a casa goleado por 4-1. Éder esteve em grande plano e o Lille ganhou pontos na luta por um lugar europeu. O Monaco, em sentido inverso, deu um valente tropeção que deixou mais insegura a participação na Liga dos Campeões.

P.S. Um golaço

O ponto final deste fim de semana fica com Shinji Kagawa. O Borussia Dortmund empatou 2-2 no campo do Schalke 04 e ficou masi longe do líder Bayern Munique. Mas o golo do jogador japonês que abriu o marcador merece uma referência independentemente do rrsultado da sua equipa.