Juan Quintero está de volta. Reabilitado pelo Independiente Medellín, após um ano sem competir oficialmente, o médio dos quadros do FC Porto recuperou a alegria e a boa forma na Colômbia: 13 jogos e 7 golos desde fevereiro.

Após uma temporada agridoce no Rennes (França), fazendo o último jogo a 4 de fevereiro de 2016, Quintero regressou ao FC Porto mas não entrou no leque de opções de Nuno Espírito Santo. Em setembro, foi emprestado ao Independiente, embora só pudesse atuar a partir de janeiro de 2017.

O médio colombiano regressou à competição a 6 de fevereiro de 2017. Um ano. Nos últimos três meses fez 13 jogos oficiais e marcou 7 golos, com o último a garantir a vitória frente ao Melgar, na Taça dos Libertadores (1-2)

O excelente desempenho faz com que o Independiente Medellín esteja interessado na sua continuidade após o verão mas Juan Quintero lembra que o seu futuro está nas mãos do FC Porto.

«A realidade é clara: talvez fique apenas até junho ou julho. Não sou do DIM (Independiente), estou aqui por empréstimo e o FC Porto é dono dos meus direito. Quer terminar da melhor forma aqui», disse o médio, atualmente com 24 anos.

O internacional colombiano acredita, aliás, que pode regressar ao FC Porto para integrar o plantel azul e branco.

«No momento certo será tomada uma decisão, mas é muito difícil que fique aqui até dezembro. Quando tiver de ser, darei a notícia. No Porto tenho as portas abertas», rematou Quintero, segundo declarações reproduzidas pelo Futbolred, da Colômbia.

Juan Quintero renovou no ano passado contrato com o FC Porto. O vínculo prolonga-se até 2021. Os dragões investiram 9,5 milhões de euros no seu passe.

Eduardo Silva Meluk, presidente do Independiente, revelou que o clube portista tem a possibilidade de recuperar o jogador no verão: «Se o treinador o quiser reintegrar a meio da nossa temporada, existe essa opção».