«Quando era miúdo via-o na televisão e era um dos meus ídolos. Agora é meu companheiro. Vi-o fazer passes incríveis para o Ronaldo no Barcelona. É um privilégio ser colega de equipa dele».

Pablo Daniel Osvaldo falava assim de Ivan de la Peña em julho de 2010. Eram colegas de equipa no Espanhol de Barcelona.

A amizade mantém-se, mesmo à distância. Em conversa com o Maisfutebol, o antigo internacional espanhol, pequeno Buda, fala sobre o Dani Osvaldo, reforço do FC Porto. E descansa os mais céticos.

«Há poucos avançados no mundo com o potencial do Osvaldo», esclarece De la Peña ao nosso jornal, no dia em que a contratação de Dani é oficializada.

«Conheço-o bem e ele sabe que eu não gosto de dar entrevistas. Abro esta exceção porque há uma ideia geral errada sobre o Dani. Polémico, temperamental? No Espanhol esteve dois anos e teve um comportamento impecável, nos treinos e nos jogos», continua Ivan de la Peña.

«Desejo-lhe o melhor no FC Porto porque é uma grande pessoa, um rapaz notável. Temos de percebê-lo porque é diferente do futebolista-tipo, mas o Dani tem um caráter fantástico».

Perfil: um tratado de polémicas e D10S estampado num Mini

Dani Osvaldo e De la Peña foram colegas de equipa e amigos entre 2009 e 2011. Nesse período, um dos mais estáveis na carreira de Osvaldo, o novo atacante do FC porto fez 47 jogos oficiais e 22 golos.

«É muito forte na área, segura a bola com grande qualidade e vai a todos os lances com um espírito fantástico. Golos? Faz muitos. Se estiver confiante é um dos melhores do mundo».  

Ivan de la Peña deixou os relvado em 2011. Foi durante uma época adjunto de Luís Enrique na AS Roma e é atualmente empresário de futebolistas. A sua empresa chama-se Footalent.   

No futebol profissional, Dani Osvaldo soma 298 jogos oficiais e 97 golos (0,32 de média). Pela seleção e Itália soma quatro golos em 14 internacionalizações (0,28).    

Momentos de Pablo Dani Osvaldo: