Artigo original: 23h43

A contratação de José Peseiro, o caso que envolveu Sérgio Conceição, as entradas e saídas (Lichnovsky e Tello) e a contratação de Suk foram temas abordados por Pinto da Costa na entrevista ao Porto Canal. O dirigente anunciou ainda a promoção de Rafa - lateral emprestado à Académica - ao plantel principal.

Aqui ficam as palavras do presidente do FC Porto em discurso direto:

ESCOLHA DE JOSÉ PESEIRO:

«Telefonei-lhe na manhã a seguir ao empate com o Rio Ave. Ele aceitou o desafio, mas disse-lhe que depois do Boavista-FC Porto [Taça] falaríamos e que teria de ser ele a resolver a situação com o Al Ahly».

«Os conhecimentos dele pesaram muito. Todas as pessoas que contactei me disseram que a qualidade de treino é fantástica e que as equipas jogam futebol ofensivo, à procura do golo, com processos organizados. Não precisávamos de um nome para agitar, isso dura 15 dias».

«Entendi que para melhorar e vencer, o Peseiro era a melhor escolha. É um treinador para um ano e meio, mesmo que não seja campeão. Espero que seja para muitos mais».

«Senti que houve uma empatia muito grande entre ele e os jogadores».

CASO-SÉRGIO CONCEIÇÃO:

«Se estivéssemos a desmentir todos os nomes de que se falou… Tive o cuidado de falar com o presidente do Vitória e disse-lhe que não tinha nada a ver com essa situação. José Peseiro foi a minha primeira opção. Garanto que o Sérgio nunca foi contactado por pessoas do FC Porto».

TÍTULO:

«O treinador [José Peseiro] diz-me que é possível. Mas é óbvio que não dependemos só de nós, em relação ao Sporting. O campeonato é longo e não há equipas invencíveis».   

SAÍDAS E ENTRADAS:

«O Igor Lichnovsky vai ser emprestado ao Sp. Gijón e o Tello poderá eventualmente sair para a Fiorentina».

«Entradas? O treinador vai ter de analisar bem o plantel. Para já não me pediu nenhum reforço».

IKER CASILLAS:

«O Casillas foi uma oferta do empresário. Transmitiu-nos que o Casillas queria continuar uma carreira ao alto nível e que o FC Porto era a opção número um. O treinador Lopetegui concordou e o Iker foi contratado».

«Não o senti incomodado pela saída de Lopetegui. Minimamente. É um jogador do FC Porto e continua feliz cá. E nós muito contentes com ele. Como ser humano é do melhor que já passou pelo FC Porto».  

SUK:

«Foi o último desejo de Lopetegui. Estava de férias em Espanha e ligava-me de manhã e à tarde para saber se já estava contratado. O presidente do Vitória estava de férias e demorou. Houve um acordo, entretanto o Lopetegui saiu e fiquei com o Suk nos braços. Podia dizer que o atleta já não me interessava, mas tive o cuidado de perguntar ao José Peseiro se ele o queria. O Peseiro disse-me logo «quero o Suk». Não tem a ver com nenhum empresário».

RAFA:

«Vai jogar na Académica e contamos com ele no próximo plantel do FC Porto».