Eliaquim Mangala falou sobre os problemas da temporada 2013/14 e abordou o seu futuro com o FC Porto, em entrevista ao O Jogo.

Aqui ficam as ideias mais fortes do internacional francês, atualmente a preparara a participação no Mundial:

Eliminação da Taça de Portugal

«Acho que a derrota na Luz, nas meias-finais da Taça de Portugal, fez muito mal à equipa. Depois de ganhar no Dragão, conseguimos empatar a um golo e... ainda não consigo perceber como perdemos».

Saída do FC Porto

«Não faço ideia. Para já, estou com a cabeça no Mundial, não quero saber de nada. Depois, espero ter uns dias de férias. Sou jogador do FC Porto, é o clube que me paga e até já há um calendário para me integrar na preparação da próxima temporada». 

Balanço individual da época

«Faltou-me regularidade nas exibições para fazer uma boa época. Acho que não cometi mais erros, só que os erros que cometi resultaram em golos».

Consequências da má época

«Depois de uma época como esta temos necessariamente de colocar algumas coisas em causa. No FC Porto é impossível repetirmos isto duas épocas consecutivas».

Próximo ano

«A equipa vai precisar de outra atitude. Temos de ser mais exigentes. Repetir uma época tão má não é digno de nós».

Produção dos laterais

«Já na época passada se tinha notado que Danilo e Alex Sandro tinham chegado muito cansados ao final».

Os egos do balneário

«Já estive em plantéis mais difíceis de gerir ao nível dos egos. Talvez o discurso dele tenha deixado de funcionar a certa altura».

O duplo pivô

«Mudar o sistema do meio-campo não terá sido a melhor das ideias. Acho que não era o sistema adequado às características dos jogadores que tínhamos».