Fernando Santos justificou esta noite em entrevista ao Porto Canal a não convocação de André Silva para o Campeonato da Europa.

«O André Silva é um dos jogadores que fazia parte do lote que foram observados ao vivo nos últimos dois meses. Teve um período menos bom e foi um jogador seguido com regularidade principalmente nesta fase final. Fez dois jogos seguidos de início e então fui ver o FC Porto-Sporting, mas ele aí não jogou [entrou a cinco minutos do fim] e era importante vê-lo num jogo de grau de dificuldade mais elevado. Isto não é uma crítica (às opções de José Peseiro), mas não tendo ele estado nesse jogo, não o chamei (…) Se tivesse feito 15 dias antes ou 15 dias depois não sei se a convocatória seria a mesma… O que serviu de base foi o que estava para trás. Não posso adivinhar o futuro», disse Fernando Santos.

O selecionador nacional acrescentou que «está tranquilo se tiver de chamar amanhã» o jovem ponta-de-lança portista, mas salientou que no Campeonato da Europa a seleção não vai jogar com um homem fixo na área: «A nossa estratégia é jogar com avançados móveis. Se o sistema fosse 4-3-3 com o Cristiano à esquerda, aí sim, teria de levar dois pontas-de-lança.»