De total desconhecido a herói dos adeptos, Slimani é a grande sorte do Sporting nesta fase do campeonato, aproveitando o eclipse de Montero para se afirmar acima de tudo pelos golos decisivos que marca. É a figura da jornada 21 para o Maisfutebol.

E é muito fácil justificá-lo. O avançado argelino foi finalmente titular e marcou na importante vitória sobre o Sp. Braga. Foi o seu quinto golo em 445 minutos de Liga, o que resultado num golo por jogo. Em termos de eficácia os seus números já são bem melhores do que os de Montero, que marcou 13 vezes, mas com a média de um golo a cada 135 minutos.

Slimani parece estar destinado aos momentos decisivos e faz a diferença quando todos os outros estão cansados. Todos os seus golos pelo Sporting foram apontados na segunda parte e com grande incidência nos últimos vinte minutos: Alba, 86 (Taça); Marítimo, 67 (Liga); Benfica, 90 (Taça); V. Guimarães, 90 (Liga); Arcouca, 72 (Liga); Rio Ave, 70 (Liga); Sp. Braga, 74 (Liga). Mas, acima de tudo, foram quase todos golos de vitória, nomeadamente os que marcou ao V. Guimarães, Arouca e Sp. Braga.

O argelino vive um grande momento de forma e já está ao serviço da Seleção, tendo em vista o jogo de preparação a meio da semana com a Eslovénia. O avançado está no lote dos indiscutíveis da Argélia para o Mundial do Brasil, o que curiosamente não sucede com Montero, que nunca convenceu o selecionador do seu país e o mais provável é mesmo não ser chamado para o Brasil.

Já na Argélia, Slimani falou sobre o momento que atravessa. «Estou muito feliz por ter contribuído para o sucesso da minha equipa, mas espero conseguir fazer ainda melhor no futuro», disse aos media locais, acrescentando: «Merecemos a vitória e recuso ser apontado como o herói da noite, porque o triunfo aconteceu por trabalho de todo o coletivo».



A emergência do argelino coloca novos desafios a Leonardo Jardim, que poderá começar a pensar em encaixar Montero e Slimani no mesmo onze. Não é impossível, desde que o colombiano recue um pouco no terreno, jogando atrás do seu colega mais possante.

No final da partida bom o Sp. Braga o treinador confirmou que este bom momento do ponta-de-lança africano tem de ser aproveitado. «Fez uma boa exibição, com boa resposta e provou que é uma alternativa válida. Já sabíamos que é diferente, é menos jogador de construção, mais de movimentos de ruptura e de jogo aéreo. Nestas nove jornadas vai ser usado mais vezes, porque um ponta-de-lança vive de golos e ele tem-nos conseguido», disse.

Slimani é o herói do momento, parece imparável e os desafios que se avizinham podem servir para que tenha mais oportunidades para ser decisivo. Os sportinguistas agradecem, confiando que é possível lutar pelo título até à última jornada.