Felipe Massa venceu este domingo o Grande Prémio do Bahrein, somando os primeiros pontos da temporada, depois do(s) mau(s) começo(s) na Austrália, devido a problemas no motor, e na Malásia, na sequência de despiste, e vestiu de encarnado o pódio do circuito do Golfo Pérsico.
O brasileiro foi o melhor em prova, liderou a corrida no deserto do Sakhir do primeiro ao último minuto e, com a ajuda do companheiro de equipa Kimi Raikkonen, que terminou na segunda posição, colocou a Ferrari na vice-liderança do Mundial de construtores, a um ponto da BMW.
O Bahrein empurrou, ainda, o finlandês da escudaria italiana para a frente da tabela de pilotos, com 19 pontos, mais três que o alemão Nick Heidfeld (BMW) e cinco que o inglês (e destronado) Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), o polaco Robert Kubica (BMW) e o compatriota Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes).
Logo nos treinos livres Massa mostrou ser um dos candidatos à vitória com os melhores tempos, mas na sessão de qualificação perdeu a pole para Kubica. À estreia do polaco da BMW na frente da grelha, o brasileiro respondeu com uma partida fantástica e ultrapassou a única barreira que tinha pela frente. Entre as luzes passarem a verde e a bandeira axadrezada surgir no horizonte, não houve quem fizesse frente ao determinado piloto da Ferrari.
Kubica seguiu de perto Massa até à terceira volta, altura em que Kimi Raikkonen colocou o segundo Ferrari na frente da corrida, também sem dificuldades. O polaco conseguiu, ainda assim, terminar em terceiro e contribuir para o sucesso da BMW neste início de época.
Os rivais Fernando Alonso, agora em Renault, e Lewis Hamilton, ainda na McLaren-Mercedes, não somaram qualquer ponto na terceira etapa do calendário, ao terminarem no décimo e 13º lugares, respectivamente.
Nelsinho Piquet (Renault), Sebastian Vettel (STR-Ferrari) e Jenson Button (Honda) foram forçados a abandonar a competição, os dois primeiros com problemas técnicos, o último devido a uma mal calculada ultrapassagem a David Coulthard.
Espanha e o circuito da Catalunha é o próximo destino da Fórmula 1, o primeiro na Europa, entre 25 e 27 de Abril.
Classificação do GP do Bahrein:
1 - Felipe Massa (Ferrari) 57 voltas (10 pontos)
2 - Kimi Raikkonen (Ferrari) 57 +3.3 segundos (8)
3 - Robert Kubica (BMW) 57 +4.9 s (6)
4 - Nick Heidfeld (BMW) 57 +8.4 s (5)
5 - Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) 57 +26.7 s (4)
6 - Jarno Trulli (Toyota) 57 +41.3 s (3)
7 - Mark Webber (Red Bull-Renault) 57 +45.4 s (2)
8 - Nico Rosberg (Williams-Toyota) 57 +55.8 s (1)
Classificação Mundial de Pilotos:
1 - Kimi Räikkönen (Ferrari) 19 pontos
2 - Nick Heidfeld (BMW) 16
3 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) 14
4 - Robert Kubica (BMW) 14
5 - Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) 14
6 - Felipe Massa (Ferrari) 10
7 - Jarno Trulli (Toyota) 8
8 - Nico Rosberg (Williams-Toyota) 7
9 - Fernando Alonso (Renault) 6
10 - Mark Webber (Red Bull-Renault) 4
11 - Kazuki Nakajima (Williams-Toyota) 3
12 - Sebastien Bourdais (STR-Ferrari) 2
Classificação Mundial de Construtores:
1 - BMW 30 pontos
2 - Ferrari 29
3 - McLaren-Mercedes 28
4 - Williams-Toyota 10
5 - Toyota 8
6 - Renault 6
7 - Red Bull-Renault 4
8 - STR-Ferrari 2