Um Monaco de serviços mínimos chegou para bater o Metz por 3-1 e, assim, seguir na perseguição ao Marselha na luta pelo segundo lugar da liga francesa. Um resultado que também pode permitir a ultrapassagem ao Lyon que, ainda este domingo, recebe o líder Paris Saint-Germain. Apesar de ter somado três pontos, a vitória teve custos elevados para a equipa de Jardim que perdeu Jorge e Diakhaby por lesão. Rony Lopes fechou o marcador numa altura em que os visitantes ameaçavam voltar à discussão do resultado.

Confira a FICHA DO JOGO

Com João Moutinho no onze titular e Rony Lopes no banco [rendeu Diakhaby aos 55 minutos], a equipa de Leonardo Jardim sentiu tremendas dificuldades para encontrar espaços diante de um adversário que, apesar de ocupar o último lugar da classificação, apresentou-se muito bem organizado no Estádio Louis II.

O campeão francês só conseguiu chegar ao golo em cima do intervalo, numa transição rápida, com Falcao a escapar no limite do fora de jogo, mas a permitir a intervenção de Kawashima. Na recarga, Jorge estreou-se a marcar, esta época, na liga, com um remate de longe que Diagne não conseguiu cortar.

O defesa brasileiro acabou por lesionar-se no início da segunda parte, mas a tarefa do Monaco ficou mais fácil depois da expulsão do guarda-redes do Metz, Kawashima, por uma alegada falta sobre Diakhaby, fora da área, muito contestada pelos jogadores do Metz.

Em vantagem numérica, o Monaco acabou por chegar ao segundo golo, aos 67 minutos, já com Rony Lopes em campo, com Ghezzal a marcar depois de uma rápida combinação com Sidibé.

O Metz não baixou os braços e ainda reduziu, aos 72 minutos, com Niane a antecipar-se a João Moutinho na sequência de um canto. O jogo ficou aberto, mas Rony Lopes acabou com as expetativas dos visitantes, aos 81 minutos, com o terceiro golo dos monegascos: bom trabalho de Fabinho sobre a esquerda e cruzamento para o internacional português que só teve de encostar.

Com este triunfo, o Monaco ultrapassa o Lyon, fica apenas um ponto do Marselha, mas já a dez do líder PSG.

Confira a classificação da liga francesa