Rivaldo tanto é considerado o melhor do Mundo como é acusado de não se esforçar e de ser muito individualista. Tem sido assim desde há muito para o jogador brasileiro que se estreou no Barcelona em 1997, quando o clube catalão deixou Ronaldo voar para o Inter. O avançado brasileiro tinha dado nas vistas no Deportivo da Corunha e foi terceiro classificado na época de estreia em 96, conseguindo marcar 21 golos.  

A história começa em Recife, no Brasil. Rivaldo estreou-se no Campeonato Paulista, em 89, mas deu nas vistas em 94 com o Corinthians, conseguindo chegar à selecção A. 

As suas principais características são o drible e a capacidade de passar e rematar com os dois pés. Onde está Rivaldo as coisas correm bem, pelo menos a nível de clubes. O Barcelona foi campeão de Espanha, e ganhou a Taça do Rei, contribuindo o jogador brasileiro com 19 golos, que lhe deram o título de melhor marcador da temporada. A época seguinte (98/99) é também de título e Rivaldo continua a facturar, registando 24 tentos. 

O ano de 99 acaba em beleza para o avançado brasileiro, que conquista o troféu de melhor jogador do ano. 

Pouca sorte na selecção 

Já na selecção, Rivaldo não tem sido tão feliz. O Brasil perdeu a final olímpica frente à Nigéria em 96 e nas convocatórias que tem tido este ano tem sido muito assobiado pela torcida. O jogador chegou a dizer que pensava abandonar os canarinhos, mas já voltou atrás. 

A honrosa excepção é a conquista da Copa América, no ano passado. Rivaldo foi considerado o melhor jogador da competição sul-americana de selecções e foi muito graças a essa prova que venceu o prémio da FIFA. 

Depois da saída de Luís Figo do Barcelona, diz-se que o clube catalão depende cada vez mais dos seus golos. Como exemplo há o hat-trick marcado ao Milan na quarta jornada da Liga dos Campeões (apesar de o jogo ter terminado com um 3-3) e o golo do empate coseguido no último minuto contra o Leeds na quinta jornada. Apesar disso, o Barcelona foi eliminado da prova e está agora na Taça UEFA. 

A má campanha do Brasil nas eliminatórias para o Mundial-2002, a eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões e a má prestação na Liga espanhola podem prejudicar o jogador brasileiro, que tenta ganhar o troféu duas vezes consecutivas, igualando o compatriota Ronaldo. 

Currículo 

Nome: Vítor Borba Ferreira

Data de Nascimento: 14 de Abril de 1972

Clubes: 1989-91 - Paulista;

1991-92 - Santa Cruz;

1992-93 - Mogi Mirim;

1993-94 - Corinthians;

1994-96 - Palmeiras;

1996-97 - Deportivo da Corunha;

1997 - Barcelona

Títulos:

-Campeão do Brasil em 94 com o Palmeiras;

-Campeão de Espanha em 97/98 pelo Barcelona; (melhor marcador)

-Vencedor da Taça do Rei em 97/98;

-Vencedor da Supertaça Europeia em 1998 com o Barcelona;

-Campeão de Espanha em 98/99 pelo Barcelona; (melhor marcador) 

Selecção:

-45 internacionalizações e 25 golos;

-Campeão do Mundo de juniores em 93 (Austrália);

-Terceiro lugar no torneio Olímpico de futebol em Atlanta 96;

-Finalista Mundial França 98;

-Vencedor da Copa América em 99;

-Eleito Jogador do Ano pela FIFA e pela revista World Soccer em 99;

-Vence a Bola de Ouro atribuída pela revista France Football em 99;  

Outros textos 

Figo à espera da coroa

Perfil de Figo

Perfil de Rivaldo

Perfil de Zidane

Todos os vencedores do World Player

Guia para a eleição do Jogador do Século