Figo ficará a saber nesta segunda-feira em Roma se foi considerado o melhor jogador do ano 2000, num prémio atribuído pela FIFA e votado por 150 treinadores de todo o mundo. O brasileiro Rivaldo e o francês Zidane são os adversários do médio português na corrida.  

O vencedor será conhecido no decorrer da gala da FIFA, a partir das 19h45m. São cada vez mais insistentes os rumores de que a vitória foi para Zidane, mas também há quem lembre que normalmente o «World Player of the Year» é o mesmo que vence o prémio anual da revista inglesa «World Soccer». E este ano foi Figo... 

Seja quem for o vencedor, uma regra vai-se manter, neste prémio que vai na décima edição - o melhor jogador do ano nunca foi um futebolista que actuasse fora da Europa. Mais: o vencedor e os outros dois finalistas actuavam quase sempre nos campeonatos mais competitivos ¿ a Liga espanhola, a italiana ou a inglesa. 

Apesar disso, a hegemonia não pertence a jogadores europeus. Das nove edições passadas, quatro foram ganhas por jogadores sul-americanos (Ronaldo (2), Romário e Rivaldo) e uma única vez por um africano, George Weah em 95. 

Jogador cada vez menos do século... 

Este é o único prémio a atribuir na gala anual da FIFA do qual não se conhece o vencedor, pois os outros já estão quase todos atribuídos. Ainda há algumasdúvidas também em relação ao Jogador do Século, mas essas prendem-se mais com a enorme confusão criada pela FIFA em torno do galardão. 

A ideia começou por limitar-se a uma votação dos cibernautas no site oficial da FIFA, a partir de uma lista de 27 jogadores. Tudo se complicou quando veio a público que Maradona teria vencido essa votação. Os apoiantes de Pelé e o próprio astro brasileiro protestaram e a FIFA acabou por anunciar hoje que iria fazer uma repartição salomónica do prémio. 

Haverá um vencedor da sondagem na Net e um premiado pelos leitores da revista e dirigentes da FIFA, que devem ser, respectivamente, Pelé e Maradona. Mas o prémio parece agora destituído da carga inicial e esta noite a FIFA deverá tentar a todo o custo tirar-lhe o peso simbólico de premiar o melhor jogador de todos os tempos. 

Há ainda mais um dado interessante nesta história. Segundo os dados oficiosos, o terceiro classificado da votação online, atrás de Maradona e Pelé, teria sido Eusébio. O Pantera Negra terá terminado à frente de Di Stefano. 

Holanda é a equipa do ano 

Voltemos aos outros prémios. A Holanda foi considerada a melhor selecção do ano, num galardão atribuído pela primeira vez, que distingue não a equipa melhor cotada no «ranking» mas a que somou mais pontos.  

Sendo um dos anfitriões do Euro-2000, a Holanda sonhava em ganhar o troféu, pricipalmente depois de ganhar à França por 3-2 na primeira fase e de bater a Jugoslávia por 6-1 nos quartos-de-final, mas acabou por perder nas meias-finais frente à Itália.  

No entanto, a Laranja Mecânica conseguiu a melhor média de pontos nos sete jogos que a FIFA considera mais importantes - Campeonato da Europa, particulares e jogos de qualificação para o Mundial-2002, e nem os últimos quatro jogos, em que os holandeses registam três empates e uma derrota com Portugal, lhes tira o brilho. 

Nigéria bateu Portugal como a equipa que mais progrediu 

A Nigéria sucede à Eslovénia como a equipa que mais progrediu. Portugal também estava na corrida e foi mesmo a selecção que mais progrediu na Confederação Europeia, segundo o site oficial da FIFA, tendo subido do 15º para o 7º lugar mundial com que termina o ano 2000.  

A Nigéria acaba por levar o título devido à excelente prestação na Taça das Nações Africanas deste ano, ganhando à Tunísia, Marrocos e África do Sul para ser batida na final pelos Camarões. 

Lucas Radebe vence prémio «fair-play» 

O prémio fair-play vai para o sul-africano Lucas Radebe. O jogador do Leeds vai ser premiado pelo seu trabalho com as crianças da África do Sul, principalmente do Soweto e pelo forte activismo contra o racismo. Este prémio visa assinalar esse lado social, mas também o fair-play que o capitão do Leeds e da África do Sul revela em campo. 

A cerimónia de entrega dos prémios será amanhã em Roma, às 19:45. 

Outros textos: 

Figo à espera da coroa

Perfil de Figo

«Espero vencer», diz Figo

Perfil de Rivaldo

Perfil de Zidane

Todos os vencedores do World Player

Guia para a eleição do Jogador do Século