Jorginho Paulista, jogador da Udinese emprestado ao Vasco da Gama, é apontado como o primeiro reforço do Benfica para a próxima época. Contactado pelo Maisfutebol, o atleta, que hoje jogou pela equipa brasileira para o campeonato carioca, revelou que está à espera de falar com o seu empresário para saber mais pormenores. 

«Telefonaram-me jornalistas portugueses para saber se existia contactos, mas os dirigentes do Benfica não me contactaram. Se contactaram o meu empresário não sei, porque cheguei ontem de férias e ainda não falei com ele», diz o jogador. 

«Eu tenho contrato com a Udinese e estou emprestado ao Vasco», esclareceu. O contrato com os italianos termina em 2003, o que obriga o clube português a chegar a acordo com a Udinese, seja para compra ou empréstimo, como Maisfutebol já adiantou.  

O vínculo com o clube brasileiro expira em Julho, o que pode fazer com que as portas de Portugal se abram para Jorginho Paulista na próxima época. Uma possibilidade que agradava ao defesa: «Com certeza que me agradava, ainda mais no Benfica. Um grande clube que joga nas competições europeias.»  

«Marcar antes de ajudar no ataque» 

Lateral-esquerdo, Jorginho Paulista não deixou de falar da sua forma de jogar e qual a melhor forma de executar a tarefa que lhe é atribuída: «Sou veloz e habilidoso. Sou um marcador. Temos de marcar, antes de ajudar no ataque para não deixar a rectaguarda desprotegida. Tenho uma cultura táctica muito grande, que aprendi com a minha passagem pela Europa.» 

Abel Xavier foi seu companheiro no PSV Eindhoven, aquando da sua passagem pela Europa, e teceu-lhe grandes elogios. Jorginho Paulista diz que o português «foi um grande irmão» e que o ajudou muito na sua adaptação a um país e cultura estranha, quando era muito jovem. 

«Sou jovem e estou no começo da minha carreira», disse o defesa, dando indicações de que se esta possibilidade não se concretizar está confiante de que outras virão. Para já, traça os seus objectivos: «Pretendo fazer bons jogos no Brasil para quem sabe poder vir a ingressar no Benfica, que é um dos melhores clubes do Mundo».