A instauração de um processo disciplinar a José Mourinho por parte da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes motivou nova entrada em black-out do F.C.Porto. A decisão foi tomada esta sexta-feira, depois de ontem ter chegado a notificação de que o treinador estava sob a alçada disciplinar da Liga.

As declarações que motivaram a acção da CD da Liga remontam ao final da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, com o Denizlispor. Nessa altura, Mourinho considerou que o F.C.Porto era um «alvo a abater» e, falando do Campeonato, garantiu que a sua equipa era melhor em condições normais... e em condições anormais. E que mesmo nessas circunstâncias seria campeão.

A Comissão Disciplinar da Liga decidiu agir e instaurou um processo disciplinar ao treinador. Como represália, o F.C.Porto decidiu voltar ao black-out, sem prestar declarações ou divulgar informações sobre a equipa, à imagem, aliás, do que acontecera nas duas últimas semanas, após a Liga ter castigado Jorge Costa e Costinha na sequência de agressões a Simão no F.C.Porto-Benfica da primeira volta. O silêncio regressa assim às Antas após pouco mais de dois dias de normal fluxo noticioso e, dizem, poderá ser prolongado depois da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, tudo dependendo da acção disciplinar que for tomada.

O F.C.Porto confirmou o silêncio num comunicado divulgado no site oficial do clube, que o Maisfutebol reproduz na íntegra:

«Os jogadores do F.C. Porto, os seus treinadores e quadro clínico tomaram conhecimento do processo instaurado a José Mourinho e entendem que, perante esta actuação disciplinar, devem optar pelo silêncio para evitar que qualquer opinião seja mal interpretada».

A equipa, entretanto, efectuou esta manhã o último treino, em Gaia e à porta fechada, antes da recepção ao Varzim, em jogo a contar para a Taça de Portugal. O black-out impediu que fossem divulgados os convocados para a partida de amanhã, sábado, às 19 horas. De qualquer forma, são certas as ausências de Maniche (castigado) e Nuno Valente (lesionado) e os regressos à titularidade de Costinha e Secretário. Os convocados entram em estágio às 15.30 horas desta tarde.

Leia as declarações de José Mourinho que motivaram o processo disciplinar da Liga