Gerhard Aigner, secretário-geral da UEFA, admitiu esta quinta-feira que a Liga dos Campões é demasiado longa e corre o risco de aborrecer os adeptos. 

Apesar da convicção deste responsável da UEFA, não é provável que a competição seja alterada antes de 2003, devido aos contratos comerciais estabelecidos até essa data. Mas Aigner está preocupado. «Estou convencido de que a Liga dos Campeões é demasiado longa e o número de jogos saturante e nós não queremos que as pessoas se aborreçam e a competição continue interessante». 

Esta época, por exemplo, as assistências televisivas decresceram em todos os países, com excepção da Alemanha, na primeira fase da Liga. Estes dados, revelados pelo site onefootball.com, apontam também para a diminuição de adeptos nos estádios de grandes clubes como Lazio, Bayern Munique, Juventus ou Valência. 

A resposta da UEFA às propostas da Euroliga deverá ser a introdução de uma fase de grupos na Taça UEFA, tornando esta competição uma Liga dos Campeões dos «pequeninos». 

Resta saber se isso será suficiente. Os clubes dos países que integram a Euroliga querem ter a certeza de que poderão realizar, por época, o número de jogos suficiente para rentabilizar os investimentos feitos.