O Valência viu-se ultrapassado pelo Real Madrid na liderança da liga espanhola. A equipa de Rafa Benitez foi derrotada no Mestalla, de forma surpreendente, pelo Osasuna (0-1) e vê agora o adversário galáctico com dois pontos de vantagem, de novo na liderança no campeonato.

Pressionado pelos «merengues», que venceram o Villarreal este sábado no Santiago Bernanéu, o conjunto «che» dominou o encontro, mas foi traído por um auto-golo do central Pellegrino, aos 44 minutos. A partir daí, Mista, Vicente e Angulo, sobretudo estes, tiveram boas oportunidades para empatar, mas a finalização não foi a melhor. O golo que deu os três pontos ao Osasuna foi bastante estranho. A um minuto dos 45 minutos, o Valência é surpreendido por um cruzamento da esquerda. A bola passa por um primeiro defensor, com Pellegrino a tentar o corte ao primeiro poste, sem qualquer adversário por perto. O central coloca a bola na baliza, para desespero de Canizares.

Nos outros jogos do dia, destaque para a goleada imposta pela Real Sociedad nos Balaídos ao Celta de Vigo (2-5). Os galegos atravessam uma crise profunda e foram incapazes de responder ao maior poderio ofensivo do vice-campeão da última temporada, apesar de terem inaugurado o marcador logo no primeiro minuto, por intermédio do extremo argentino Gustavo Lopez. O encontro chegou a estar empatado a dois golos, já na segunda parte, mas um tento de Xabi Alongo e o bis de Nihat sentenciaram-no.

O Málaga-Valladolid também teve muitos golos: cinco, com vitória dos visitantes por 3-2. Três portugueses estiveram ainda em campo. Duda e Litos foram titulares na equipa da casa, Makukula foi mais uma vez aposta de Vásquez para esta partida. O internacional sub-21 português saiu, no entanto, logo aos 13 minutos, devido a uma lesão aparentemente grave. Salva bisou para o Málaga, Óscar fez o mesmo para o Valladolid. Júlio César desempatou.

Sublinhe-se ainda a estreia de Delibasic (ex-Partizan) pelo Maiorca ¿ antiga equipa de Jaime Pacheco ganhou por 3-1 em Saragoça -, com um golo apontado, e para o hat-trick de Javi Guerrero no Racing Santander-Múrcia (3-2).

Clique aqui para conferir a classificação

 

Resultados e marcadores da 21ª jornada:

Sábado:

Real Madrid-Villarreal, 2-1

(Solari, 15; Ronaldo, 54); (Ballesteros, 86)

Albacete-At. Madrid, 1-1

(Lequi, 60m, p.b.) (Nano, 32m)

Domingo:

Celta-Real Sociedad, 2-5

(Gustavo Lopez, 1m; Luccin, 50m, de g.p.) (Kovacevic, 23m; Milosevic, 41, na p.b.; Xabi Alonso, 60m; Nihat, 70 e 72m)

Espanhol-Bétis, 1-2

(Tamudo, 73m) (Mingo, 7m; Fernando, 28m, de g.p.)

Málaga-Valladolid, 2-3

(Salva, 25 e 80m) (Óscar, 41 e 68m; Júlio César, 78m)

Racing Santander-Murcia, 3-2

(Javi Guerrero, 33, 72 e 90m) (Esnaider, 43m; Karanka, 90m)

Valência-Osasuna, 0-1

(Pellegrino, 44m, na p.b.)

Saragoça-Maiorca, 1-3

(Ponzio, 66m) (Delibasic, 41m; Bruggink, 43m; Nene, 90m)

Sevilha-Barcelona, mais tarde

At. Bilbao-D. Corunha, mais tarde