O empresário José Veiga respondeu em comunicado às acusações do Sporting, nas quais o clube de Alvalade afirma não ter recebido alguma proposta para Jardel e ameaça levar o caso à FIFA.

Leia na íntegra o comunicado de José Veiga:

«Desde o início deste processo Jardel, tenho pacientemente assistido a graves faltas à verdade dos factos, vindas na sua quase totalidade da entidade patronal do meu representado. Apesar dessas grossas distorções e omissões, nunca pretendi vir para a praça pública discutir um assunto tão delicado. Infelizmente, perante o conteúdo do comunicado de hoje do Conselho de Administração da Sporting, SAD, venho tornar público o seguinte:

1. Ao longo deste processo, a administração da Sporting, SAD tem vindo a fornecer inúmeros comunicados à Comunicação Social, cujo conteúdo nada tem de verdade e distorcem propositadamente os factos reais. Mais concretamente,

  
2. O Sr. Bettencourt esteve durante vários dias em conversações com um dirigente do F.C. Barcelona para transferir o jogador Jardel. Esta situação foi amplamente reconhecida pelas duas entidades no comunicado conjunto.

  
3. Enquanto decorriam estas conversações, o Sr. Bettencourt, acompanhado do Sr. Carlos Freitas, foram a Madrid tentar garantir o empréstimo do jogador Flávio Conceição e ofereceram o jogador Jardel ao Sr. Jorge Valdano pela quantia de EUR 5 milhões, ou um empréstimo de uma época com opção de compra.

  
4. Goradas as negociações com o F.C. Barcelona, o Real Madrid, através do Sr. Valdano, 05 dias antes do Inter Milão/Sporting, contactou o Sr. Ribeiro Telles para adquirir o Jardel pelos EUR 5 milhões pedidos pelo Sr. Bettencourt.

  
5. Como o Sr. Ribeiro Telles não esteve de acordo com o preço fixado pelo seu administrador, recusou a proposta, sem nunca fechar a possibilidade de efectuar a transferência noutros moldes.

  
6. No dia seguinte, o Sr. Bettencourt telefonou ao Sr. Valdano convidando-o a deslocar-se a Milão, no dia do jogo, incentivando-o para a possibilidade real de transferir o jogador Jardel pela proposta anteriormente feita. Mais,

  
7. Nas últimas semanas têm existido negociações com um representante do Bétis, havendo mais uma proposta concreta para transferir o jogador.

  
8. Em termos desportivos, pergunto: afinal têm ou não havido propostas concretas?

  
9. Quanto à situação clínica do Mário Jardel, a administração da Sporting, SAD e a sua direcção clínica, sabem desde Janeiro deste ano que o jogador necessitava de um cuidado e atento acompanhamento médico, nomeadamente a nível psicológico. Pelo que,

  
10. Ninguém com seriedade entende todas as manobras de diversão e distorção criadas à volta de um problema que há muito era do conhecimento de todos e que todos os responsáveis cobardemente ignoraram.

  
11. Definitivamente, estou convencido que as mentiras e manobras de diversão contidas nos sucessivos comunicados da Sporting, SAD visam unicamente esconder as grandes responsabilidades que os seus administradores têm em todo este processo.

  
12. Para além da minha empresa ser credora, há bastante tempo, por serviços prestados, tenho visto o meu nome afectado por graves mentiras. Desejo que as ameaças de queixa à FIFA se concretizem, porque se poderá apurar a verdade e punir os verdadeiros responsáveis.

  
13. Todos os momentos deste processo foram do total conhecimento das partes envolvidas.»

Leia também:

Sporting suspende contrato com Jardel

Sporting: Bettencourt dá conferência de imprensa esta tarde

«Até ontem, Sporting admitia vender Jardel por menos», revela administrador

«Novela» Jardel: a versão do Sporting

Sporting admite negociações futuras com José Veiga

Veiga defende que a resposta do Sporting confirma tudo o que já tinha dito