Gil Vicente e Olhanense defrontam-se este sábado em jogo a contar para a quinta jornada do campeonato. Depois de defrontarem o FC Porto e o Sporting, respectivamente, os dois emblemas regressam às «suas» batalhas. Gilistas e algarvios têm feito, para já, um campeonato sem grandes sobressaltos longe dos últimos lugares.

O momento

Gil Vicente: Os Gilistas voltam ao conforto do seu lar, sítio onde têm sido felizes. Académica e Sp. Braga já provaram o veneno do «Galo» a jogar no Estádio Cidade de Barcelos, e nada melhor para a equipa de João de Deus do que regressar a casa, que tem sido talismã esta época, depois da derrota no Dragão. O Gil Vicente vem de uma derrota, é certo, mas os dois triunfos conquistados no meio de um arranque de campeonato que não se agourava fácil, dão-se ao luxo de relativizar a derrota no Porto.

Olhanense: Quatro pontos em outros tantos jogos, e a ausência dos últimos lugares da tabela classificativa conferem a tranquilidade que Abel Xavier e o seu Olhanense necessitam para crescer. A equipa algarvia vem de uma derrota caseira com o Sporting, mas tal como seu adversário, a posição tranquila na tabela classificativa permite olhar para a próxima jornada com tranquilidade.

Ausências

Gil Vicente: Danielson, Draman e Pedró (lesionados).

Olhanense: Luís Filipe (lesionado)e Koné (ausente no Togo).

Discurso direto

João de Deus: «Todos os cuidados são poucos pois o grau de complexidade é igual aos jogos anteriores. O Olhanense joga num bloco médio/baixo e faz das transições ofensivas o seu ponto forte. É defensivamente bem organizada e difícil de destabilizar, tem também uma alma muito forte, um grande caráter e sabe sofrer».

Abel Xavier: «Trabalhamos sempre para procurar vencer. Este campeonato não tem tido racionalidade nos resultados. Olhamos para o calendário e fazemos uma suposição teórica de resultados, e tem havido equipas que têm feito resultados surpreendentes. Gil Vicente é uma dessas equipas.»

Histórico de confrontos:

O registo de jogos entre a equipa de Barcelos e a equipa de Olhão é ainda muito curto. O Olhanense nunca ganhou na casa do Gil Vicente, e o máximo que conseguiu foi empatar em três ocasiões. O Gil Vicente venceu duas vezes o Olhanense, a última das quais na época passada com golos de Hugo Vieira é César Peixoto.

Equipas prováveis:

Gil Vicente:



Outros convocados: Caleb, Daniel, Vítor Vinha, Éder, Leandro Pimenta, Vítor Gonçalves, Avto, Simi e Paulinho.

Olhanense:



Outros convocados: Belec, Ricardo Ferreira, Pelé, Lucas Souza, Dionisi, Femi e Vojtus.