Antes do dérbi de Merseyside, adeptos de Everton e Liverpool deram as mãos num protesto programado. Os Spirit of Shankly e os Blue Union juntara-se em frente à sede de um dos maiores patrocinadores da Premier League e apresentaram queixas públicas sobre o elevado preço dos blihetes e os horários dos jogos.

«Este é um dérbi da amizade e as pessoas estão preocupadas. O cartel que rege o futebol é o responsável por estas situações», disseram os representantes dos dois grupos organizados, imediatamente antes da realização do Everton-Liverpool, cujo nulo selou uma tarde sem golos em Goodison Park.

Os preços exigidos aos adeptos visitantes são um dos principais alvos dos adeptos, bem como as horas definidas para grande parte das partidas, em virtude das transmissões televisivas. «Enough is Enough», podia ler-se no cartaz exibido, em frente do edifício de um conhecido banco, patrocinador do campeonato.

Para este dérbi, o último jogado por Steven Gerrard em Liverpool, o preço pedido para alguns ingressos chegou às duas mil libras [2695 euros].